Blog do PCO

Rede de intrigas

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

A tentativa do grupo do prefeito Marcio Lacerda (PSB) e do senador Aécio Neves (PSDB) (foto), de unir nove partidos na aliança para a disputa da prefeitura de Belo Horizonte, tem gerado vários boatos, alguns fomentados pelos próprios líderes políticos. Apesar da aparente tranquilidade nas conversas, como foi observado pelos presidentes dos partidos que participaram do último encontro, as notícias são de que o clima não é dos melhores entre Lacerda e Aécio. Apesar das tentativas dos dois em manter a aliança, ninguém quer abrir mão da cabeça de chapa. Além disso, após a notícia de que o empresário Paulo Brant já estava descartado, Lacerda aparece com ele em um evento da prefeitura. O outro nome defendido por Lacerda é o do seu secretário de Obras, Josué Valadão, recebido com uma grande festa organizada pelo PSB para comemorar sua filiação. O PSDB já se definiu pelo nome do deputado estadual João Leite para encabeçar a chapa. Para aparar as arestas e realizar as pesquisas que cada lado dessa aliança tem exigido, o prazo para definir a chapa foi adiado para o final de abril.

 

Partidos caminham para a definição das candidaturas à prefeitura de Belo Horizonte

Com o fim do prazo de filiação partidária, os partidos políticos vão também definindo se lançam candidatura própria e os nomes para a disputa. O PT está entre o nome do deputado federal Reginaldo Lopes e do estadual Rogério Correia. O PMDB está entre os nomes dos deputados federais Leonardo Quintão e Rodrigo Pacheco. O PDT pretende lançar o deputado estadual Sargento Rodrigues, o vice-prefeito Délio Malheiros deixou o PV e vai disputar pelo PSD, do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Mas a expectativa de Délio é a de que o partido saia da base de sustentação da presidente Dilma, para que ele possa ficar mais à vontade com as críticas em relação ao governo federal.

 

Plano B

O PV, que já contava com a saída de Malheiros, tem como alternativa a candidatura de Mário Henrique Caixa, que ocupa a Secretaria de Turismo mas deve voltar à Assembleia Legislativa após deixar o PC do B. Pegos de surpresa com a saída de Caixa, nome que o PC do B pretendia defender para a prefeitura de Belo Horizonte, o partido analisa as possibilidades que tem. A deputada Jô Morais já avisou que não pretende disputar. O PROS deve defender o nome do deputado federal, Eros Biondini. Outras legendas aguardam a análise do TRE para definir o caminho que vão tomar.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.