Blog do PCO

Romeu Zema vence as eleições e já pensa na transição de governo

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O corpo franzino e o sotaque forte do interior de Minas, tornaram Romeu Zema (foto) a grande surpresa das eleições no país, enterrando as pretensões do PSDB de manter o controle político em Minas Gerais. Havia apenas uma expectativa no Partido Novo, de que ele chegasse ao segundo turno, impulsionado, inclusive pela campanha do petista Fernando Pimentel, que temia a vitória do tucano Antonio Anastasia no primeiro turno. Pois, apesar das pesquisas não indicarem isto, Romeu Zema entrou no segundo turno como franco favorito e a diferença entre os dois pouco se alterou até a confirmação da sua vitória nas urnas. Minas Gerais, que passa por uma crise financeira e fiscal jamais vista, precisará reunir todos os esforços para encontrar saídas para esse quadro caótico.

 

Quadro técnico

A executiva do Novo em Minas começou a selecionar um quadro técnico para colocar a disposição de Romeu Zema, antes mesmo do final do segundo turno. O vereador Mateus Simões, um dos envolvidos nesse processo, disse que a ideia é cercar Romeu Zema de pessoas qualificadas para que ele possa escolher o caminho que vai adotar na administração em Minas. Lembrando que esta foi a primeira vez que o partido participou de uma eleição estadual e conquistou um dos estados mais importantes econômica e politicamente do país.

 

Empresário

Romeu Zema passou a sua campanha eleitoral se apresentado ao eleitor como um administrador, que assumiu o controle das lojas Zema em 1991. A rede varejista, na sua administração, passou de quatro unidades para 430 lojas em Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo. Romeu é membro do Conselho do Grupo Zema, composto por empresas que operam em cinco ramos: Varejo de Eletrodomésticos e Móveis, Distribuição de Combustível, Concessionárias de Veículos, Serviços Financeiros e Autopeças. São 5 mil empregados diretos e aproximadamente 1.500 indiretos.

 

Mineiro de Araxá

Natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, Romeu Zema tem 53 anos, apresentou-se como um novato na política e com o objetivo de fazer algumas mudanças, a começar da moradia oficial do governador. Ele não pretende usar o Palácio das Mangabeiras, que deve virar um museu aberto à visitação da população. Entre as medidas que ele pretende implementar no início do seu governo está a redução das secretarias, que de 21, serão reduzidas a nove pastas, um corte de até 80% dos cargos comissionados. Colocar o pagamento dos servidores em dia é outra prioridade que foi defendida por Zema. Os prefeitos, no entanto, ainda aguardam um sinal de como ele pretende fazer para acertar a dívida do Estado para com os municípios, que chega a quase R$ 9 bilhões.

 

Zema cercado de amigos

Depois que teve a confirmação de sua eleição, o governador eleito Romeu Zema foi ao apartamento do casal Silvia e Evandro Negrão de Lima Jr. para um brinde, pois ontem foi seu aniversário. Evandro foi o principal coordenador da campanha de Zema. Estava lá o casal Cristina e Modesto Araujo. À noite Romeu Zema foi ao Ilustríssimo onde foi a comemoração. 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.