Ontem havia um clima de total apreensão na Câmara dos Deputados com a prisão de Eduardo Cunha (foto). Ele tinha em sua folha de distribuição de propinas cerca de duzentos deputados. Se resolver abrir o bico vai ser um Deus nos acuda…
Prisão de Eduardo Cunha vira notícia no mundo inteiro
A prisão do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, PMDB, teve repercussão internacional e foi um dos assuntos mais falados nas redes sociais. Imediatamente após a sua prisão, por determinação do juiz federal, Sergio Moro, surgiram vários memes e montagens de Eduardo Cunha sendo levado para a prisão em Curitiba. A notícia foi publicada em jornais dos Estados Unidos, Europa e América Latina. Os sites de notícia destacam que a prisão de Cunha foi necessária para evitar que ele interferisse nas investigações da lava-jato. No pedido de prisão, que aconteceu ontem, em Brasília, os procuradores da força-tarefa da Lava Jato sustentaram que a liberdade do ex-parlamentar representava risco à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade (Cunha é italiano e brasileiro). Também foi decretado o bloqueio de bens de Cunha no valor de R$ 220,6 milhões.
Clima tenso
Com a prisão de Eduardo Cunha criou-se a expectativa em torno de possíveis detenções de outros caciques do PMDB, PT e PSDB nos próximos dias. Cunha dispõe de um vasto banco de dados que pode ser usado para destruir grande parte daqueles que ajudaram a derrubá-lo. Entre os bens bloqueados de Cunha, aparecem seis carros de luxo da família: Dois Porsches Cayenne, em nome da esposa do ex-deputado e da empresa chamada “Jesus Propaganda”, um Ford Fusion e um Ford Edge V6, também de propriedade de Jesus, o da sua filha Danielle (um Tiguan); um Hyundai Tucson e um Passat.