O prefeito Marcio Lacerda (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB) marcaram para quarta-feira a retomada da conversa sobre o processo eleitoral em Belo Horizonte. Após várias tentativas de iniciar a discussão na última semana, os dois acabaram atropelados pelos acontecimentos em Brasília, com o afastamento da presidente Dilma e o início do governo interino de Michel Temer. Passadas as turbulências, os dois voltam a conversar, provavelmente com a participação do senador Antonio Anastasia e com o presidente do PSDB mineiro, deputado Domingos Sávio (foto).
Conversa tensa
Os dois, Lacerda e Aécio, chegaram a quase romper a aliança devido a dificuldade de chegar a um acordo. A discussão teve vários momentos de tensão. Segundo alguns, Lacerda chegou a bater o telefone na cara de Aécio. Mas para Domingos Sávio, o tempo tem ajudado a acalmar os ânimos. Ele disse que foi preciso apagar muitos incêndios devido a declarações de políticos aliados, que acabaram tumultuando ainda mais o processo.
Nomes
O nome preferido do prefeito Marcio Lacerda para a disputa em Belo Horizonte é o do presidente da Cenibra, Paulo Brant, além do secretário municipal de Obras, Josué Valadão. Nos últimos dias, no entanto, Lacerda tem acenado para a possibilidade de defender a candidatura de seu vice Délio Malheiros, que vai entrar na disputa pelo PSD. O nome de Délio deve ser defendido na reunião de quarta-feira. Mas o PSDB tem o nome do deputado estadual João Leite, que acabou irritando alguns tucanos ao anunciar a sua saída do processo eleitoral, e depois ter saído de cena, reaparecendo na semana passada novamente na condição de pré-candidato. É esse cenário que Lacerda e Aécio tem para buscar um entendimento.