Blog do PCO

Tucanos avançam em Minas Gerais

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O PSDB de Minas Gerais trabalha para criar diretórios em todos os 853 municípios mineiros até o ano que vem para aumentar a sua participação nas próximas eleições. A derrota para o PT ao governo de Minas ascendeu a luz vermelha e o partido busca corrigir os erros do passado e se fortalecer, beneficiando-se, inclusive, da crise ética que afeta o PT e que está fazendo com que muitos de seus quadros deixem a legenda. Segundo o presidente regional do PSDB, deputado Domingos Sávio (foto), o PSDB tinha diretórios em 400 municípios em Minas Gerais. Esse número dobrou no último ano e até o ano que vem a meta é a de cobrir todo o estado. Essa é a primeira fase da estratégia para retomada do governo de Minas. O próximo passo é eleger o maior número de prefeitos nas cidades polo e estimular as candidaturas dos partidos aliados, onde o os tucanos não tiverem nomes viáveis para a disputa. Nessa segunda-feira assinaram a ficha de filiação do PSDB o presidente da União Ruralista do Rio Doce, André Melo, o ex-diretor da faculdade de Direito do Sul de Minas e Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, Rafael Simões e o coronel Sandro Teatine, de Ipatinga.

 

Anastasia vai se dedicar à pauta nacional

O senador Antonio Anastasia participou do ato de assinatura das fichas de filiação e descartou, mais uma vez, a possibilidade de vir a disputar a prefeitura de Belo Horizonte. Além de estar se sentindo bem à vontade em Brasília, Anastasia tem se empenhado em defender a pauta nacional do PSDB, que prevê uma pressão maior pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, como enfatizado no programa do partido que foi ao ar ontem à noite. “ O programa sinaliza, de forma muito clara, qual o caminho que nós iremos trilhar, de combate firme a mentira e a incompetência, mas apontando para caminhos que acreditamos que o Brasil deverá trilhar para encerrar esse ciclo perverso de governo que aí está, e iniciarmos um outro, virtuoso, de crescimento com desenvolvimento social”. Anastasia disse que por onde passa tem ouvido reclamações em relação ao governo federal e “não há em nenhuma cidade, localidade, distrito e povoado que a população não se sinta enganada pelo governo federal”. O senador criticou, ainda, a negociação de cargos com o PMDB para assegurar, segundo ele, 20 ou 30 votos. “Mesmo algo que poderia ser positivo, a presidente se confunde e passa à opinião pública um sentido de que os cargos públicos não servem para melhorar as políticas públicas, mas sim para angariar mais 20, 30 votos na Câmara dos Deputados. A entrega do Ministério da Saúde – e fico nesse por ser o mais emblemático de todos – em contrapartida de 20 ou 30 votos na Câmara dos Deputados é, a meu ver, a demonstração clara de que a presidente da República não se coloca mais em condições de governar de forma adequada o país”.

 

Prefeitura de Belo Horizonte nos planos dos tucanos

O PSDB está analisado como natural as investidas do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), para atrair nomes fortes para o partido na capital e no interior do estado. A saída do prefeito de Barbacena, Antônio Andrada, do PSDB para se filiar ao PSB teria causado mal-estar entre tucanos e o prefeito Marcio Lacerda. Mas para Anastasia, Lacerda, que é o presidente regional do PSB, está no seu papel de fortalecer a legenda. Coincidência, ou não, o prefeito foi a grande ausência no jantar oferecido pelo senador Aécio Neves aos presidentes do PPS, PTB, PDT e PP, ontem (28), em Belo Horizonte. O encontro teve por objetivo aparar as arestas entre os partidos que fazem parte do grupo político liderado por Aécio, e discutir alguns erros cometidos na última eleição e que ainda não foram digeridos pelos líderes dessas legendas. A próxima etapa será alinhar os programas eleitorais para a disputa, não só em Belo Horizonte, mas também no interior de Minas. Antes de se reunir com os representantes dos partidos, Aécio teve um encontro com cerca de 300 lideranças e pré-candidatos de todas as regiões do estado no Teatro da Universidade Candido Mendes, no centro do Rio de Janeiro.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.