Coordenado pelo cardiologista Marcos Andrade Jr, o painel “Saúde – Bem que Vale a Pena Conservar”, no Conexão Empresarial Anual 2025, contou com participações especiais. Dentre elas, Carla Tavares (foto/Tião Mourão), médica da Seleção Brasileira de Natação e coordenadora de Medicina do Esporte e Preventiva da Rede Mater Dei; e Débora Fernandes, fisioterapeuta coordenadora do núcleo de Fisioterapia Cardiovascular da Clínica Marcos Andrade.
Carla Tavares ressaltou que o check up só faz sentido quando gera mudanças na vida do paciente, rumo a um estilo de vida mais saudável. Citando a OMS, ela alertou que o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de morte no mundo. “Muitas pessoas têm receio de morte súbita cardíaca na prática de exercícios, mas sua ocorrência é muito rara e em grupos específicos. Esse medo não pode se transformar em uma barreira desnecessária à atividade física”, pondera.
Débora Fernandes, por sua vez, definiu o ato de se movimentar como o “elixir da longa vida”. “Caminhar menos de 5 mil passos por dia já pode ser considerado um estilo de vida sedentário. A meta para pessoas adultas deve ser se exercitar, de forma moderada, de 150 a 300 minutos semanalmente”, afirmou. Lembrando que “qualquer movimento conta”, a fisioterapeuta promoveu um momento de descontração e conexão física, com rápidos exercícios e alongamentos.