A quantidade de consumidores brasileiros que faz compras on-line semanalmente aumentou 25% no último ano, segundo a pesquisa Total Retail 2015, da PwC. Quando o resultado é analisado por canais, o aumento é de 82% entre os que usam celular/smartphone para comprar diariamente, semanalmente ou mensalmente, e 55% entre os que usam tablet. Além de comprar, o consumidor está utilizando seus dispositivos móveis para pesquisar produtos (69%), comparar preços (63%), e pesquisar a localização das lojas físicas (34%). O estudo traz uma fotografia do comportamento do consumo brasileiro e de mais 18 países e indica tendências relevantes para o varejo. Com base nas respostas de mais de 19 mil consumidores no mundo e mais de mil no Brasil, a PwC identificou as tendências para o varejo. O maior impacto virá da transformação das lojas físicas, do aumento do uso de dispositivos móveis, da presença maciça do consumidor nas redes sociais e das mudanças demográficas.
Maioria ainda prefere a loja física
Ver e tocar os produtos também são motivos pelos quais 60% dos consumidores optam por comprar em lojas físicas. A possibilidade de levar o produto imediatamente é a razão apontada por 55%. Os resultados destacam ainda a preocupação dos consumidores com o serviço de entrega das empresas. Este aspecto faz com que quase 50% deles façam o caminho inverso: pesquisem on-line e comprem em lojas físicas. O motivo é simples: evitar problemas e desgastes para receber os produtos. Além disso, a facilidade de devolução e troca dos produtos adquiridos é apontada por 27% como uma das principais razões para realizar compras no estabelecimento.