Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*Os presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marilene Ramos (foto), e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Claudio Maretti, informaram ontem, que estão monitorando uma mancha no oceano que chegou à região sul da Bahia e já atingiu o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, local com maior biodiversidade de corais do Atlântico. De acordo com a presidenta do Ibama, a mancha está sendo associada à lama de rejeitos de mineração da Samarco, que está concentrada na foz do Rio Doce. A mancha vinha se espraiando no último mês para o sul do litoral do Espírito Santo, mas, nos últimos dois dias, devido às fortes chuvas na área, passou a se espalhar também na direção norte do estado.

 

*Neste ano eleitoral, a expectativa é que as denúncias de propaganda eleitoral antecipada comecem a se intensificar a partir deste mês. Um dos motivos é a facilidade de se denunciar, uma vez que os apontamentos hoje podem ser realizados, anonimamente, pelos portais do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Ministério Público Federal (MPF).

 

*O município de Moeda, localizado a 60 km da capital, será o primeiro a receber o projeto MedSesc Oftalmologia em 2016. A partir da próxima segunda-feira, a unidade móvel ficará estacionada no Terminal Rodoviário da cidade, na Av. Osvaldo Fonseca Machado, 369, Centro. Os atendimentos serão realizados até o dia 26 de fevereiro.

 

*Os mineiros têm até o dia 26 de fevereiro para conferir a mostra “Drummond: alquimia poética”, que reúne fotos, cartas e documentos acadêmicos inéditos do poeta Carlos Drummond de Andrade. A mostra  pode ser visitada no Centro de Memória da Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha. Estão expostos documentos pessoais de Drummond, como atestado de idoneidade, requerimentos de matrícula, diploma de farmacêutico e termo de colação de grau no curso de Farmácia da UFMG, na década de 1920, além de poemas, crônicas e cartas inéditas enviadas a seu ex-colega de turma, Antônio Amorim, citado em seu poema Final de história.

 

*Lei sancionada no dia 29.12.2015, pela presidente Dilma Rousseff, estabelece que a partir de igual data, se o estelionato for cometido contra idoso, a pena será duplicada. A detenção que antes era de um a cinco anos, agora passa a ser de dois a 10. O advogado da Associação Nacional da Seguridade e Previdência (ANSP), Carlos Elias, explica que o objetivo é inibir essa ação contra os mais velhos, pois normalmente os idosos são o primeiro alvo de golpes de estelionato.

 

*O chamado “novo PAC” está, fatalmente, condenado a virar mais uma peça de marketing, dessas que fazem barulho ao serem lançadas, para serem desmoralizadas em seguida. Quem se lembra da imensa riqueza que seria gerada pelo Pré-Sal? E o próprio primeiro PAC, que empacou feio?

 

*A Receita Federal anunciou que, a partir das 9h desta sexta-feira (8), estará disponível para consulta o lote multiexercício residual de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referentes aos exercícios de 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008.Segundo o Fisco, o lote contempla 207.573 contribuintes e o crédito bancário será realizado no dia 15 de janeiro, totalizando o valor de R$ 450 milhões.

 

*Por reivindicação da bancada de mulheres do Senado, que tem 12 representantes (15% do total de senadores), o plenário da Casa terá um banheiro feminino. A um custo de R$35,8 mil, a obra deverá ser concluída até a retomada dos trabalhos, no dia 1º de fevereiro. Até o ano passado, as senadoras precisavam recorrer ao banheiro da lanchonete adjacente.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.