*Pouco mais de dez anos após deixar o PT, o senador Cristovam Buarque (foto) se prepara agora para desembargar do PDT, legenda que o acolheu quando foi exonerado, por telefone, do Ministério da Educação, pelo ex-presidente Lula. Para o senador, o PDT “não existe” como partido, pois virou um “puxadinho do PT” controlado pelo também ex-ministro Carlos Lupi. Segundo o senador, “o PT se autoassassinou” ao desconsiderar a meritocracia na nomeação de cargos e não pensar um projeto de longo prazo para o país. Ele disse ainda que o “fracasso” da gestão Dilma Rousseff se deve principalmente a erros cometidos pela presidente em seu governo, que está em “fase terminal”. Buarque. O senador, que já governou o Distrito Federal afirmou também, em entrevista à BBC Brasil, que mais importante do que discutir o resultado do processo de impeachment da presidente Dilma, é pensar no Brasil pós processo, seja qual for o seu resultado.
*O IBGE abriu concurso para contratar mais de 14 mil funcionários temporários para atuarem no levantamento do Censo Agropecuário 2016. O último levantamento foi feito em 2007, referente ao ano de 2006. O novo já está em fase de preparação e os futuros contratados irão a campo no início de 2017. Deve haver novas vagas mais à frente, já que o Ministério do Planejamento havia autorizado a contratação de 82,2 mil pessoas para o projeto.
*A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei, do Senado, que padroniza em todo o país as calçadas para facilitar a circulação, em vias públicas, de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para cumprir esse objetivo, a proposta acrescenta, na Lei da Acessibilidade (Lei10.098/00), o conceito de “passeio público”, definido como a parte da via pública destinada à circulação de qualquer pessoa e à instalação de placas e equipamentos de infraestrutura. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
*O advogado Fabrício Almeida é o novo diretor do Departamento de Comunicação da OAB/MG. Fabrício foi presidente da Comissão OAB Jovem, nas gestões de Luis Cláudio Chaves.