*Está marcada para o próximo dia 31 (sexta-feira) a posse do escritor Geraldo Carneiro (foto) na Academia Brasileira de Letras. Ele vai ocupar a cadeira número 24, que era ocupada por Sábato Magaldi. Como o mar não está para peixe já que os estados que normalmente bancam o fardão andam de “pires na mão”, foi organizado um jantar de adesões para arrecadar recursos para comprar o traje para o novo imortal. Em tempo: um fardão da ABL custa a bagatela de R$ 70 mil.
*E por falar em mal das pernas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu recentemente com esta em vídeo veiculado na internet: “Os políticos, todos, estamos mal das pernas”. Mas atenção: FHC não quis se referir a uma situação financeira ruim dos políticos, mesmo porque muitos deles, inclusive tucanos de alta plumagem, estão muito bem de vida. FHC, com a afirmativa, estava era fazendo uma crítica ao modelo de “reforma política” em discussão na Câmara.
*O governo de Minas suspendeu por tempo indeterminado a realização de novos concursos públicos no Estado. O anúncio foi feito ontem pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, que acatou o parecer da Advocacia Geral do Estado (AGE). Segundo nota divulgada, a decisão da Câmara de Orçamento e Finanças (COF) tem base no Relatório de Gestão Fiscal publicado no dia 30 de janeiro deste ano. O documento aponta que a despesa total do Estado com pessoal atingiu o índice de 49,29% da Receita Corrente Líquida, o que ultrapassa o limite máximo previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 49%.
*A exemplo de Vancouver e Toronto, no Canadá e de San Francisco, nos EUA, o Rio de Janeiro poderá ter uma rua exclusiva para o público LGBT, com atividades culturais e comércio. A ideia é de Nélio Georgini, coordenador especial da diversidade sexual, que ontem, na Casa Rui Barbosa, no Rio, para apresentou o seu projeto.
*A Câmara Portuguesa de Minas Gerais promove neste sábado a Festa da Desfolhada, uma das mais fortes tradições da cultura popular portuguesa, em que se celebra o duro trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) da planta. Será, às 17h, na Casa de Portuga, no bairro São Luiz, Pampulha, com a participação do Grupo Folclórico Pedro Homem de Mello, de São Paulo, e do Grupo Folclórico “Gil Vicente”.