Romeu Zema (foto) causou boa impressão ontem, em seu primeiro encontro com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa. A primeira impressão que os parlamentares tiveram do governador eleito pelo Novo foi positiva. Alguns ficaram bem impressionados com a conversa que tiveram e garantem que Zema terá a maioria dos deputados ao seu lado, exceto a bancada do PT, que deve ficar na oposição. No entanto, os deputados o aconselharam a procurar os prefeitos para uma conversa. A maioria dos municípios mineiros enfrenta uma série de dificuldades devido aos atrasos nos repasses do governo. Durante o processo eleitoral ele foi convidado para um debate na Associação Mineira de Municípios, mas não foi.
Orçamento
Outro assunto debatido com os deputados e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adalclever Lopes, foi o orçamento do Estado para o ano que vem. Integrantes da mesa diretora concordaram em adiar o prazo do dia 12 para o dia 27 para apresentação de emendas ao orçamento. A equipe de transição quer mais prazo para conhecer melhor a situação financeira do Estado. Inicialmente, o governo apresentou um orçamento de R$ 100,33 bilhões e um déficit de R$ 11,4 bilhões, mas acredita-se que esse déficit seja ainda maior.
Encontro na Amirt
Romeu Zema encontrou-se ontem com dirigentes da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e reforçou que, em seu governo, será mantida a mesma estratégia adotada na sua campanha eleitoral de realizar rodadas de entrevistas com rádios de todo o estado. Ele disse que acredita na audiência e na força da radiodifusão para se comunicar com os mineiros. Após o encontro comentou que discutiu com várias entidades ligadas ao setor agropecuário e falou da fusão das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Reforma Agrária em uma só pasta.