*O ministro Luiz Fux, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem, em evento sobre o combate à corrupção, que os ministros da Corte não devem ter medo de desagradar a população ao tomar suas decisões. “O Supremo Tribunal Federal tem compromisso com a guarda da Constituição. E nenhum receio de desagradar a opinião pública, ou de cair em impopularidade, pode fazer com que um ministro do Supremo Tribunal Federal abdique da sua independência”, disse Fux, responsável pelo plantão do STF até 1º de fevereiro. Como exemplo, o ministro citou a análise sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa, em 2010, quando seu voto desempatou o julgamento e fez com que a aplicação da legislação de iniciativa popular fosse adiada para as eleições de 2012. “Naquela oportunidade, não vou sonegar aos senhores que me assustei bastante com a repulsa popular”, admitiu. Fux (foto) tem mesmo se mostrado corajoso. Algumas de suas decisões têm assustado não apenas a opinião pública. Tem assustado especialistas em Direito.
*Marcus Vinicius Rodrigues, ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi nomeado nessa terça-feira presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nomeação, assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi publicada no Diário Oficial da União. Marcus Vinicius substitui a educadora Maria Inês Fini, que presidia a instituição desde 2016, e que foi exonerada do cargo neste.
*Embora o senador Renan Calheiros (MDB-AL) continue sendo o favorito para presidir o Senado, começa a ganhar força a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS), líder do partido na Casa. Ao colocar seu nome para disputar o Senado, disse a senadora; ´” É hora de olhar para a frente e nos reinventarmos, sob pena de sucumbência”. É a onda do novo, que vem tomando conta da política brasileira.
*Minas Gerais foi o estado com maior saldo de formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) em 2018. Segundo levantamento do Sebrae com base nos dados do Portal Empreendedor, Minas fechou o ano com o saldo de mais de 37 mil MEI, 6 mil a mais que São Paulo, que ficou em segundo lugar no saldo de formalização.
*O empresário mineiro Flávio Vinte, de 25 anos foi destaque na lista “Forbes Under 30, na categoria indústria, tornando-se um dos jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos. O jovem empreendedor fundou aos 21 anos a Vivaçúcar, empresa que comercializa açúcar cristal e etanol, e que nos últimos três anos movimentou R$ 31 milhões anuais. Em 2015, Flávio se tornou presidente do Comitê de Gestão Empresarial da Amcham BH e foi selecionado como empreendedor do Scale-Up Endeavor, programa de aceleração para empreendedores com grande potencial de crescimento.
*A mostra “Litografia – Lotus Lobo”, reunindo matrizes litográficas de pedra e zinco e obras de diversos períodos da trajetória artística de Lotus Lobo, pode ser visitada até o dia 2 de fevereiro, na Galeria de Arte do Minas Tênis Clube. Com mais de 50 anos de carreira, a premiada artista belo-horizontina tem obras em museus do Brasil e da Europa e já apresentou seu trabalho em mais de 40 exposições coletivas e individuais.
*Os fãs da cantora Björk já podem agendar. O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, recebe a mostra Björk Digital, em junho. A exposição já passou por cidades como Tóquio, Sidney e Londres e exibirá de forma digital imagens das músicas da cantora irlandesa. A exposição será dividida em seis sessões, compostas por realidade virtual e elementos audiovisuais que terão interações dos visitantes.