*Após os ataques de extremistas americanos ao Capitólio, Washington, que deixou o mundo inteiro perplexo, o presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. “Sem voto impresso em 2022, vamos ter problemas pior que dos Estados Unidos”, disse Bolsonaro. Como não poderia deixar de ser, a fala do presidente recebeu logo uma resposta rápida do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barros (foto), que em nota afirmou: “O TSE lida com fatos e provas, que devem ser apresentadas pela via própria. Eventuais provas, se apresentadas, serão examinadas com toda seriedade pelo tribunal”, diz a nota.
*A Alemanha vai impor a presença de mulheres nos conselhos de administração das grandes empresas que são cotadas na Bolsa, segundo um projeto de lei apresentado nesta semana pelo governo da maior economia da Europa. A nomeação de mulheres também será obrigatória nos conselhos de administração das empresas que têm o Estado como acionista e nos organismos públicos, declarou a ministra da Família, a social-democrata Franziska Giffey, que apresentou o texto ao lado da ministra da Justiça, Christine Lambrecht. O projeto de lei, que deve ser votado pelos deputados federais alemães até o fim do mandato da atual legislatura, em setembro, tem apoio da chanceler Angela Merkel, mas encontra resistências dentro de seu partido, a conservadora União Democrata Cristã (CDU). Também é criticado por parte do empresariado que denuncia uma interferência na direção das empresas.
*O professor e ex-reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, é o novo presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Ele assume o posto em substituição ao professor Alfredo Gontijo que deixa o cargo para cuidar do seu processo de aposentadoria depois de 47 anos como docente da UFMG.
*A partir do dia 11 de janeiro, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais abre seu programa de assinaturas- que são pacotes de ingressos- da Temporada de 2021. Por meio das assinaturas, que vão até 12 de fevereiro, o público poderá adquirir pela internet ou pessoalmente na bilheteria da Sala Minas Gerais antecipadamente e com descontos, os ingressos para a Temporada 2021. As séries disponíveis para assinatura são Presto, Veloce, Allegro, Vivace e Fora de Série. A abertura da temporada está marcada para os dias 4 e 5 de março, em concerto regido pelo maestro Fabio Mechetti e terá como solista Neto Bellotto, principal contrabaixista da orquestra.
*Quatro startups do Sul de Minas estão entre as 100 mais atraentes do mercado, segundo ranking do Movimento 100 Open Startups, realizado pela 100 Open Startup, plataforma internacional que faz conexão entre grandes empresas e startups. Elas aparecem entre as dez iniciantes mais bem colocadas no Top 10, em três categorias: Comprovei, de Itajubá, 1º. Lugar na categoria Log Techs; Safe Trace, de Itajubá, e Tbit Tecnologia S.A, 4º. E 10º. lugar, respectivamente, na categoria AgriTechs; e Smplifica Fretes, de Varginha, 1º. lugar na categoria Marketplace.
*A Nestlé está comemorando 100 anos de Brasil. Para marcar a data lançou uma campanha institucional com o conceito “Alimentando um futuro melhor”, criada pela DPZ&T. O comercial, que estará em canais de TV e nos meios digitais, tem como trilha sonora uma versão da música “Tá Escrito”, do Grupo Revelação. Segundo a empresa, a canção foi escolhida por refletir “os espíritos de reinvenção e resiliência do brasileiro”, além da “sua capacidade de acreditar em um futuro muito melhor”.
*O medo de perder o emprego cresce entre os brasileiros e é mais intenso entre mulheres, jovens com idade entre 16 e 24 anos, profissionais com baixa escolaridade e moradores de periferias. É o que aponta a pesquisa Índice do Medo do Desemprego, divulgada ontem (7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).