*A chamada “revisão da vida toda” volta à pauta do Supremo Tribunal Federal em 28 de fevereiro. Os ministros vão analisar recurso à decisão tomada pelo tribunal em dezembro de 2022, quando o plenário reconheceu o direito dos aposentados do INSS a utilizar o mecanismo. O relator do processo é o ministro Alexandre de Moraes (foto/reprodução internet).
*Desde 2010, o Brasil tem uma lei sobre alienação parental, criada para evitar possíveis abusos emocionais de crianças e adolescentes durante processos de divórcio. Mas a aplicação dessa norma tem sido contestada por peritos da Organização das Nações Unidas (ONU), do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Segundo os críticos, a lei tem sido usada contra mulheres que denunciam homens por violência doméstica ou abuso sexual dos filhos.
*Viçosa é a primeira cidade de Minas Gerais e sexta do país com a maior proporção de habitantes vivendo em apartamentos, com 44,99% deste tipo de imóvel construído na cidade. Atrás estão Belo Horizonte, com 38,86%, e, em seguida, Juiz de Fora, com 37,07%. Os dados são do IBGE.