Em plena campanha pela presidência da OAB – MG, Gustavo Chalfun (foto/reprodução internet), pretende dar sequência ao trabalho do atual presidente da entidade, Sérgio Leonardo. Os dois estão juntos na mesma chapa “OAB no caminho certo”, que defende a candidatura de Chalfun na presidência e Sérgio Leonardo no Conselho Federal. Chalfun preside a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), e está viajando pelo interior do estado defendendo essa proposta, que é um passo para chegar à presidência nacional da OAB com Sérgio Leonardo.
O que a chapa está propondo para OAB-MG?
Nós pretendemos dar sequência ao trabalho do presidente Sérgio Leonardo, que é um trabalho de inovação, de inclusão, de avanço. Aliás, um trabalho que revolucionou a advocacia de Minas Gerais, promoveu a interiorização e descentralização das ações. É isso.
A gente vive uma época de muita polêmica, como a OAB se posiciona em relação a questões envolvendo a Justiça, em especial o Supremo Tribunal Federal?
Minas Gerais sempre teve um papel muito preponderante nacionalmente, na gestão do presidente Sérgio Leonardo, enfrentamos as questões nacionais de um modo austero, de um modo firme, de um modo corajoso. E é isso que nós faremos, dando sequência a esse trabalho, sendo eleitos.
Em relação ao Sérgio Leonardo, a ideia é levá-lo à presidência nacional da OAB?
A ideia é a de que o Sérgio esteja no Conselho Federal e, eventualmente, que Minas Gerais tenha o espaço que mereça.
Esse espaço é a presidência?
A presidência é um processo muito embrionário ainda. O processo sucessório em Belo Horizonte é um processo bem complexo, e ele só acontece no final de janeiro. Nós estamos levando ele, o Sérgio Leonardo, ao Conselho Federal. É o primeiro passo.
Vocês estão viajando para conversar com os advogados pelo estado?
Estamos viajando fazendo campanha. Já começamos.