Muito se fala em inovação tecnológica nas escolas, mas o uso da Inteligência Artificial na educação ainda não é uma realidade transformadora no Brasil. O que se vê são iniciativas pontuais, soluções isoladas e um grande desafio: o letramento digital. Saber usar a IA de forma ética, produtiva e eficiente exige muito mais do que acesso a ferramentas. Exige conhecimento, prática e consciência, algo ainda distante da maioria dos estudantes e professores. Thais Pianucci, CEO da Start, uma das principais edtechs brasileiras voltadas à educação de -computação para o Ensino Fundamental e Médio, levanta uma bandeira clara: antes de usar a Inteligência Artificial, é preciso entender o que ela é, como funciona e quais são seus limites. Para Thais, “estamos repetindo os erros cometidos com a chegada da internet há três décadas. A IA vai se tornar parte do dia a dia, como a rede mundial de computadores, mas, mais uma vez, estamos entregando uma ferramenta poderosa sem ensinar seu uso”. Para ela, só “com esse conhecimento é possível utilizar a IA de forma consciente, crítica e produtiva”, afirma a executiva. (Foto/divulgação)