*A demora do presidente Lula em anunciar o plano de contingência para compensar setores prejudicados pelo tarifaço de Donald Trump, segundo empresários da indústria, se deve em parte ao percentual da alíquota do “Reintegra” para compensar as empresas exportadoras de parte dos impostos pagos. De um lado, o governo quer uma alíquota de 2¨% enquanto o agronegócio sugeriu que o percentual ficasse em 3%, que chegou a ser praticado pelo governo Dilma Roussef. Em 2018, durante o governo de Michel Temer (foto/reprodução internet) esse percentual chegou a cair para 0,1% e desde então nunca foi alterado.
*Daniel Ramos Longo é o novo secretário nacional da Aviação Civil, anunciou o Ministério de Portos e Aeroportos. Servidor de carreira na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Longo tem larga experiência em concessões e regulação e ocupava a Diretoria de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias da própria secretaria.
*Pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta terça-feira (12), aponta que 49% dos brasileiros defendem que o governo do presidente Lula deve responder com tarifas altas aos produtos dos Estados Unidos, em um movimento de retaliação à taxa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump às exportações brasileiras. Outros 43% são contrários à medida. A pesquisa mostra também que 68% dos entrevistados também defendem que o Brasil priorize acordos com outros parceiros, como China e União Europeia. No entanto, 60% avaliam que o embate com os EUA pode deixar o país mais isolado no cenário internacional, contra 32% que não veem esse risco. A pesquisa aponta ainda que 75% dos brasileiros veem o tarifaço como uma ação política e 12% consideram ser questão apenas comercial.