*Uma medalha inédita para o Brasil em um esporte pouco ou quase desconhecido para os brasileiros, o slalon gigante. Lucas Pinheiro Braathen (foto: Rafael Bello/COB), nascido em Oslo na Noruega e filho de uma brasileira, ficou com a medalha de ouro, em uma prova que aconteceu sob uma neve persistente e temperatura de 3ºC. Essa é a primeira medalha do Brasil em Olimpíadas de Inverno, e deixa o nome de Lucas gravado no rol de ídolos do esporte verde-amarelo.
*O número de demissões ou desligamentos voluntários em Minas Gerais cresceu nos últimos anos. Entre 2020 e 2025, os pedidos cresceram 147%, saltando de 385 mil para 951 mil, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Estado seguiu os números no Brasil, onde o movimento também foi expressivo: as saídas voluntárias passaram de 15,9 milhões em 2020 para 25,3 milhões no ano passado.
*As chuvas constantes que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) em janeiro e nas duas primeiras semanas de fevereiro trouxeram alívio para o sistema de abastecimento da Copasa. Em um mês, o nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba, que atende a região, saltou de 48,1% para 63,1%, garantindo estabilidade de abastecimento de água para a população. A situação em outros reservatórios também é confortável. O sistema Rio Manso está em 74,8% e a represa de Vargem das Flores em 74,6%. Só o reservatório de Serra Azul está em 38% e encerra o período operando abaixo da metade da capacidade.










