Os empresários do comércio de Minas Gerais estão confiantes em relação às vendas no primeiro semestre de 2018. Quase 80% deles acreditam em um desempenho melhor para o setor na comparação com a segunda metade de 2017. O resultado faz parte da pesquisa de Expectativa de Vendas, elaborada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio Minas Gerais. O levantamento destaca ainda que as promoções e liquidações continuarão sendo a principal medida para atração dos clientes. O estudo mostra que 35,8% dos entrevistados utilizarão essa estratégia, seguida por ações de mídia e propaganda (17,7%), atendimento diferenciado (10%) e diversificação do mix (9%). Os segmentos mais confiantes são móveis e eletrodomésticos (60,9%), tecidos, vestuário e calçados (59,1%), equipamentos e materiais para escritório, informática e de comunicação (41,7%). De acordo com a analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro (foto), o otimismo/esperança foi o motivo citado por mais da metade dos empresários mineiros (50,2%) para justificar as boas perspectivas. O primeiro semestre conta com o Dia das Mães, segunda melhor data do ano para o comércio, e o Carnaval, que tem ganhado relevância, principalmente em Belo Horizonte. A forma de pagamento que deve sobressair é o cartão de crédito, modalidade apontada por 76% dos entrevistados. A principal escolha deverá ser pelo parcelamento (57,7%).