Logo
Blog do PCO

Pior sistema tributário do mundo

O Conexão Empresarial desta sexta-feira, promovido pela VB Comunicação, teve participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e do secretário Extraordinário da Reforma Tributária, Bernardo Appy, que considera o “sistema tributário brasileiro é o pior do mundo”, segundo Appy. Na apresentação para empresários, autoridades, políticos e representantes da sociedade, Rodrigo Pacheco disse que o mais importante é que essas mudanças no sistema tributário brasileiro, que estão tramitando no Senado, unifiquem a tributação no país, desafogando as empresas e garantindo previsibilidade jurídica para atrair investimentos. Pondera ´porém ser preciso que o Executivo e Judiciário, nas suas instâncias, respeitem a decisão do Congresso Nacional.

Votação em outubro

Após a votação da reforma tributária no Senado, o que deve acontecer em outubro, o governo precisa enviar imediatamente a reforma administrativa para análise dos congressistas, porque é preciso discutir sobre a qualidade dos gastos públicos e ter mais claro “qual é o Estado necessário”, no entendimento de Rodrigo Pacheco. Para ele, é “preciso racionalidade e qualidade nos gastos públicos, sem, no entanto, demonizar os servidores públicos.” Rodrigo Pacheco lembra que mesmo com os momentos conturbados nos últimos 10 anos no Brasil, o Congresso Nacional votou matérias importantes como o teto do gasto público, que foi substituído pelo arcabouço fiscal, as reformas política e trabalhista e a reforma da Previdência, que evitou um colapso nas contas do governo. Por isso, Rodrigo Pacheco disse se posicionar de forma tão veemente contra retroceder em relação a esses avanços como acabar com autonomia do Banco Central, como a privatização da Eletrobras e de se fazer mudanças no marco do saneamento. Ele acredita que é preciso respeitar o passado.

Pior sistema do mundo

Bernardo Appy ressaltou no Conexão Empresarial, que além do sistema tributário brasileiro ser o pior do mundo, devido a sua complexidade, ele gera um alto custo para as empresas e muitos litígios. Segundo ele, “o Brasil é o campeão mundial em litígio tributário”, gerando insegurança jurídica e inibindo investimentos. Appy disse que a atual tributação no país torna o Brasil caro, afetando a competitividade dos produtos brasileiros, dificultando a exportação. Com a reforma tributária, além da simplificação, haverá uma melhora, como um todo com a atualização do sistema de cobrança de forma mais eficiente e com menor risco de sonegação. O Conexão Empresarial aconteceu no AA Wine Experience, e teve o patrocínio Abrasel, AngloAmerican, Drogaria Araujo, Grupo bmg, CODEMGE, FIAT, MaterDei, My Box, OOH Brasil, SINDIEXTRA, Urbana, Usiminas e apoio SetraBH.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *