O mercado de trabalho brasileiro vive um momento incomum: cada vez mais trabalhadores estão deixando seus empregos por iniciativa própria em busca de oportunidades melhores. Nos 12 meses encerrados em abril, mais de 9,1 milhões de pessoas pediram demissão, o maior número desde o início da série histórica, em 2004. Segundo estudo baseado em dados do Ministério do Trabalho, comandado por Luiz Marinho (foto: Antonio Cruz/Agência Brasil), mais da metade desses profissionais conseguiu se recolocar em outra vaga. O movimento ocorre em meio à menor taxa de desemprego já registrada pela PNAD Contínua, de 5,8%, e a um recorde de rotatividade da mão de obra. A combinação de mais vagas e menor desemprego ampliou o poder de negociação dos trabalhadores, que passaram a buscar salários mais altos, benefícios melhores e perspectivas de crescimento profissional.










