Logo
Blog do PCO

Um modelo de incentivo ao desenvolvimento ainda em discussão

O setor produtivo não gostou da solução que o governo encontrou para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, temendo mais estragos ainda para as empresas mineiras, decidiu entrar em ação. Primeiro houve um estranhamento em relação ao fim da secretaria, que teria suas atividades transferidas para a Companhia de Desenvolvimento do Estado, a Codemig. A alternativa passou a preocupar e o cenário que se desenhou fez com que os presidentes da Fiemg, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, Associação Comercial, Federaminas, Federação das CDLs, CDL BH e Ocemg pressionassem o governador Fernando Pimentel para buscar outro caminho, que seria a de transferir parte das atividades para a Secretaria de Ciência e Tecnologia, pasta coordenada pelo secretário Miguel Correia Jr.(foto) Para o secretário, a solução já tinha sido analisada e, no seu entendimento, vai tornar as empresas mineiras mais competitivas.

 

Essa fusão daria mais peso a Secretaria de Ciência e Tecnologia?

Se de fato acontecer esse modelo de fusão, é um pouco da política que nós estamos propondo e o caminho que nós avaliamos como o melhor para a política mineira. Os projetos de inovação e a força dessas ações de inovação estão absolutamente conectadas e integradas aos empresários mineiros e à economia mineira, à força da nossa indústria. Consequentemente nós teríamos, empresas mais competitivas, startups mais valiosas e altamente competitivas no mercado internacional. Isso permite tocar toda essa política em um mesmo órgão de governo. Isso facilita as tomadas de decisões, na discussão dos modelos de programas e teria uma agilidade muito maior nas suas ações. A proposta ainda vai para a Assembleia Legislativa, onde será debatida. Os deputados têm autonomia para aprovar ou não a proposta enviada pelo governador.

 

O que iria, nesse caso, para a Secretaria de Ciência e Tecnologia?

O Desenvolvimento Econômico tradicional, da disputa das grandes empresas e do ambiente para que essas empresas venham e se instalarem na nossa economia continua na Codemig e o apoio à nossa indústria local, o fomento, a transferência de tecnologia e o apoio que já é feito às empresas startups, das empresas com base tecnológica ficariam na Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico. O nome da nova Secretaria ainda não está certo, porque esta é uma discussão que passará não só pelo governo, como pela Assembleia Legislativa também.

 

Como os empresários estão participando desse processo?

Na verdade, essa conversa nasceu dos empresários. O governo tinha entendido por seguir por outro caminho, o de transferir as atribuições da pasta para a Codemig e apenas um tema seria levado para a Ciência e Tecnologia. A sociedade, representada pela Fiemg e outros setores, entendeu, no entanto, que esse não era o melhor caminho e apresentou uma proposta nova. O governador ouviu, acatou, está fazendo as alterações sugeridas e está encaminhando-as para a Assembleia Legislativa.

 

Será um outro projeto?

A alteração ainda está sendo analisada. Pode ser um novo projeto, mas o próprio relator pode fazer uma emenda, ou o governo pode apresentar um substitutivo. A forma legislativa é simples e não atrapalharia o trâmite da matéria.

 

Voltaria para a proposta inicial do governo?

Quase a proposta inicial, que era também a que a Fiemg defendia. A Fiemg e as outras entidades trouxeram uma nova sugestão, um pouco mais robusta e arrojada. O governador topou e a discussão agora está aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *