Logo
Blog do PCO

Uma montanha de dinheiro no mundo busca bons investimentos. Brasil precisa recuperar a confiança dos investidores logo

O Brasil é um país que está sempre na agenda dos investidores internacionais. A transparência no processo de impeachment de Dilma Rousseff e na operação Lava Jato é bem vista, mas o país precisa fazer o seu dever de casa, que é aprovar as reformas necessárias para que a economia volte a crescer. Essa a impressão da presidente do Banco UBS, Sylvia Coutinho (foto). Pelos seus cálculos, existem 70 trilhões de dólares do pull de investimentos internacionais, que procuram locais para investir e se o Brasil conseguir avançar na reforma da Previdência e Trabalhista poderá atrair boa parte desses investimentos.

 

A senhora está falando em 70 trilhões de dólares para investimentos. O que o Brasil precisa fazer para captar parte desses investimentos?

Precisa ganhar credibilidade, que nós, infelizmente, perdemos ao longo do tempo. Precisamos aprovar essas reformas, que são tão importantes e que colocam o Brasil em um caminho sustentável. O Brasil é um grande mercado, com recursos incríveis. Vemos aí o agronegócio que está a mil por hora. É um país que naturalmente vai atrair esses recursos, desde que faça a lição de casa.

 

Tem um setor mais atraente para o investidor estrangeiro?

O Brasil é um mercado muito grande. Tudo ligado ao consumo é muito atrativo, setor de serviços, o agronegócio obviamente, e este é um setor com uma vantagem competitiva incrível, e ainda a indústria, até pelo tamanho do mercado brasileiro. Eu diria que, de modo geral, mesmo nos setores de extrativos e de infraestrutura, o Brasil tem um espaço tremendo e vai precisar de recursos de fora para investir. Nós não temos poupança interna para suprir as demandas. Não falta interesse. O que nós precisamos é criar o arcabouço para poder receber os investimentos e competir com os outros que estão competindo pelos mesmos recursos.

 

PPI- Programa de Parceria de Investimentos é um caminho para atrair esses recursos?

Sem dúvida. O pessoal envolvido com o PPI tem feito um bom trabalho.

 

Falta infraestrutura no país. Essa é a hora de fazer esse investimento?

Sem dúvida a infraestrutura é um dos grandes motores do desenvolvimento do país. Nós já vimos que o consumo esgotou e que agora é preciso investimentos em infraestrutura que precisamos tanto e vamos precisar da contribuição tanto de investidores locais, quanto estrangeiros.

 

O modelo de investimento adotado no país não deu certo. O governo deveria transferir para a iniciativa privada algumas obras, como acontece na concessão das rodovias?

Onde a iniciativa privada puder atuar será ótimo. O mais importante são as parcerias e ver quem toca melhor. No setor de saneamento, por exemplo, é importante o envolvimento do governo, mas, mesmo em saneamento, que é um setor mais complicado para a iniciativa privada está se buscando parcerias. Acho que a palavra chave é parcerias.

 

A senhora viveu muitos anos fora do país. Como o investidor estrangeiro vê o Brasil?

Como um país com um potencial tremendo, um país incrível, com uma população de 200 milhões de habitantes, um mercado consumidor enorme e com grandes recursos. O Brasil é um país que está sempre na agenda de todo mundo.

 

Tudo isso que aconteceu e está acontecendo no país desde o impeachment de Dilma Rousseff, a operação Lava Jato muda a imagem do país para o investidor estrangeiro?

Obviamente nós ficamos muito expostos com tudo isto. Mas estão vendo a Lava Jato lá fora de maneira muito positiva. O Brasil está sendo passado a limpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *