Por: Jaqueline da Mata
A Via Varejo (que administra o Pontofrio e Casas Bahia) iniciou a reformulação de algumas lojas Ponto Frio com o objetivo de atingir consumidores mais sofisticados no segmento de móveis, em projeto no qual já investiu 3,2 milhões de reais, em meio a um cenário de desaceleração econômica e menor confiança do consumidor. O projeto de revitalização prevê criar ambientes decorados nas lojas do Ponto Frio. Belo Horizonte conta com uma unidade, no Barreiro, que está funcionando como piloto. De acordo com o diretor Comercial de Móveis do grupo, André Caio, Minas Gerais é uma das principais praças para a bandeira Pontofrio. O estado é terceiro com maior número de loja no Brasil, motivo pelo qual o grupo está sempre atento às tendências do consumidor mineiro, tido como exigente. Confira a entrevista.
A Via Varejo implantou um projeto piloto em uma das unidades do PontoFrio em Belo Horizonte. O Sr. poderia explicar sobre a estratégia de incluir produtos mais caros no portfólio em um momento de desaceleração econômica?
Vamos ampliar nosso mix de produtos e não reduzi-lo. Nas lojas revitalizadas, além das peças atuais, teremos também tendências em decoração, com peças diferenciadas, atendendo as mudanças do comportamento do consumidor. Vamos aprimorar nosso portfólio atual e manter nossa identidade, oferecendo preços competitivos e condições de pagamento acessíveis.
Por que Minas Gerais foi escolhido para a experiência?
Minas Gerais é uma das principais praças para a bandeira Pontofrio. A marca está no estado há mais de três décadas, é o terceiro estado que possui mais lojas da marca em todo o país (67). Além disso, o consumidor mineiro busca produtos diferenciados e inovadores, características determinantes para lançar no estado as tendências que o projeto de Revitalização de Móveis do Pontofrio traz. Hoje, o setor de Móveis está entre as três categorias de produtos mais representativas em vendas, nas lojas de Minas Gerais. A região é estratégica para a empresa.
A ideia é colocar produtos que não se encontrava nas lojas Pontofrio e Casas Bahia?
Sim, a proposta é ampliar nosso mix de produtos. Toda a revitalização foi feita para aperfeiçoar o atendimento aos nossos clientes. Foram realizadas diversas pesquisas com os nossos consumidores pra entender seus anseios. O Pontofrio, que tem como principal objetivo levar inovação aos seus clientes, traz agora produtos com design arrojado e moderno, com uma proposta de exposição atrativa e funcional. A Casas Bahia tem como missão realizar o sonho dos clientes que estão a procura de soluções para decorar e mobiliar sua casa. Diante disso, desenvolvemos linhas de produtos que atendem diferentes tipos de aspirações e facilitam a escolha do consumidor.
Os vendedores das lojas estão sendo treinados sobre decoração e para dar dicas de composição de ambientes. É uma mudança no perfil do consumidor da Via Varejo?
Os consumidores têm novas referências, mais opção de escolha e desejo de compra mais personalizado. A empresa acompanha esse movimento e traz para as lojas fatores que impactam o consumidor: produto, exposição, atendimento personalizado e experiência de compra. Os vendedores foram treinados com cursos de design e decoração. Eles estarão aptos a indicar quais são as cores e as estampas indicadas para cada ambiente, de acordo com o perfil do consumidor.
Qual foi o investimento em Minas Gerais nessa primeira fase desse projeto piloto?
O investimento para a reforma da loja de Minas Gerais foi de R$ 250 mil. Já o investimento no projeto foi de R$ 3,2 milhões, que contempla fase de estudos, diagnóstico, contratação de escritórios de arquitetura para cada bandeira da marca e implementação.
Já se pode sentir a retração do consumo nas lojas?
Será um ano desafiador, mas temos observado um avanço de vendas nas unidades que receberam o projeto.