Blog do PCO

Fernando Coura: muita expectativa em relação a mineração no governo Lula

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Empresários do setor mineral estão com grandes expectativas em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Fernando Coura (foto/reprodução internet), do Sindextra, ressalta que o país investe pouco em pesquisas e isso faz com que não se conheça o potencial mineral do Brasil. Mas ele acredita que essa realidade vai mudar.

O que o setor espera desse governo após esses primeiros quatro meses do terceiro mandato do presidente Lula?

Prefiro muito mais falar do que eu espero do nosso ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Primeiro, que bom que nós temos um mineiro lá. Segundo eu defino Alexandre Silveira como um dínamo pela sua capacidade de trabalho, pela sua vontade. Terceiro, ele é um construtor de pontes, portanto o setor mineral está apostando que ele vai revolucionar e fazer dessa indústria, que junto com o setor agro, é o que mais sustenta a balança comercial brasileira.

Revolucionar como?

No sentido de entender, avançar nas questões que passam por energia, passam por colocação de áreas para pesquisa, passam por colocar o país a conhecimento do mundo, como a ligação que ele está fazendo com Austrália, que está fazendo com o Canadá, que está fazendo com tantos outros países como a China. Portanto, eu acredito que ele fazendo uma equipe de alto nível e tendo a visão, que juntamente com o agro, o setor mineral é fundamental para a balança comercial e para o Brasil, eu acredito muito em avanços. E como mineiro, acredito que ele vai marcar a posição como tantos outros Mineiros que já passaram pelo Ministério de Minas e Energia.

O governo sempre foi criticado pela falta de investimento em pesquisa. O Brasil não conhece todo o seu potencial mineral?

 Nós estamos com muita expectativa de ele fazer voltar a conhecer o nosso subsolo. Nós não conhecemos nosso subsolo, como é que pode? Nós estamos descobrindo ouro no quadrado ferrífero, depois de 327 anos. Portanto, nós temos muita coisa para fazer, muita coisa para descobrir.

Mas o ministro tem sinalizado que vai fazer?

Tem. Eu Acredito que vai. Ele está se organizando. Evidente que quando se assume um posto você tem que se organizar. Ele está designando profissionais para diversas áreas, colocando uma equipe técnica de alto nível, está dialogando com o setor. Nós tivemos um grande diálogo com ele no Sindiextra, na Fiemg, para iniciar com esse diálogo e apresentar sugestões para construir, com responsabilidade ambiental, com função social e a mineração da sua contribuição para o país. 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.