Logo
Blog do PCO

Foco em pessoas

Cristiano Paz (Foto/Divulgação), presidente da Itaminas, fala sobre seu trabalho à frente da empresa, com prioridade na capacitação e empoderamento da equipe.

Sua experiência sempre foi na publicidade, como aconteceu sua passagem profissional para a mineração?

Realmente minha vida profissional foi toda voltada para a área de publicidade apesar de ser engenheiro eletricista de formação. Comecei muito novo, aos 17 anos consegui meu primeiro emprego em uma pequena agência em BH. Ao longo de mais de 40 anos eu trabalhei para muitas agências boas, grupos internacionais e, também abri minhas próprias agências. Quando eu abri a minha última agência, minha expectativa era de que o meu filho João, que também é publicitário, assumisse o comando da empresa. Só que o João foi trabalhar nos Estados Unidos e encontrou um outro projeto de vida. Então resolvi vender a agência que existe até hoje e continua sendo uma das boas agências de Minas Gerais. Quando saí desse mercado, o meu irmão Bernardo, pediu para que eu o ajudasse na sua mineradora, a Itaminas. Ele já estava muito envolvido com o Inhotim e precisava de uma pessoa de confiança que pudesse representá-lo no dia a dia da empresa. Apesar de ser um outro mercado, eu sempre me envolvi na gestão das minhas empresas e fiquei entusiasmado com o desafio de contribuir com o meu conhecimento na Itaminas. Então no final de 2016 eu assumi a presidência da empresa e, graças a Deus, estou lá até hoje.

Desde que você assumiu a presidência da Itaminas quais foram as principais marcas da sua gestão?

Talvez a coisa mais importante que eu tenha feito ao longo de toda a minha gestão foi capacitar e empoderar a equipe. O meu maior foco foi em pessoas. Fiz dois importantes movimentos olhando para dentro da própria organização, vi que tinha muita gente boa e competente preparada para assumir maiores responsabilidades. Depois, fiz um olhar para fora, procurando profissionais no mercado que pudessem preencher as lacunas dentro da empresa em áreas estratégicas. Considero que uma das responsabilidades de um presidente é se cercar de pessoas confiáveis, competentes que estejam comprometidas com os valores da empresa e alinhadas com a nossa visão de futuro.

E qual foi o seu maior desafio?

Enfrentamos muitos desafios ao longo desse tempo. Tivemos que construir o avião com ele voando. Encontrei a Itaminas com muitas pendências financeiras por causa da insolvência de outras empresas que faziam parte do mesmo grupo econômico. Negociamos as nossas dívidas, estruturamos nossos investimentos e conseguimos sanear nossas operações. Atualmente, a Itaminas tem seu balanço financeiro auditado pela BDO o que nos dá credibilidade e transparência não só com os shareholders mas também com todos os stakeholders do negócio. Após resolvermos os aspectos econômicos, passamos a focar nos indicadores ESG já pensando em ações de longo prazo.

Você poderia citar algumas dessas ações socioambientais?

Sobre a gestão e segurança das nossas barragens, a Itaminas foi a primeira empresa do Brasil a, além de concluir seu processo de descaracterização de método construtivo da estrutura B1, obter a mudança desta estrutura do âmbito da Agência Nacional de Mineração (ANM) para a Agência Nacional de Águas (ANA).
Na área social criamos o Instituto Itaviva onde atendemos mais de 500 famílias através de projetos próprios onde oferecemos aulas gratuitas de dança, judô, hidroginástica e pilates. Em parceria com o Sebrae e Fiemg, temos oferecido cursos profissionalizantes para universitários, comerciantes locais e empreendedorismo feminino.

Como você enxerga o futuro da Itaminas?

Trabalho com o foco na geração e no compartilhamento do valor. Esse é o legado que quero deixar após a minha gestão. Uma empresa eficiente, lucrativa que gera prosperidade a todas as partes envolvidas através de um desenvolvimento sustentável e comprometido com as futuras gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *