Blog do PCO

Tathya Taranto: cuidados com o corpo exigem profissionais qualificados

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

A busca da pele perfeita, do rejuvenescimento, tornou-se uma febre nos últimos anos devido, principalmente, às redes sociais. Isso tem provocado uma corrida por procedimentos e um aumento de profissionais e pseudos profissionais, que tentam entrar nesse mercado lucrativo. Mas a morte de um jovem do interior de São Paulo, que passou pelo procedimento a base de fenol, mostrou que para qualquer intervenção no corpo, mesmo estética, é preciso contar com um profissional qualificado. A dermatologista Tathya Taranto (foto/reprodução internet) é enfática ao afirmar que só profissionais capacitados podem realizar esse tipo de tratamento. 

O peeling de fenol é muito procurado, mas é um procedimento perigoso?

O peeling de fenol é liberado para ser feito por dermatologistas ou cirurgiões plásticos, que são os profissionais mais capacitados para realizar o peeling de fenol. Porém, ele é um tratamento bastante agressivo. É um peeling químico profundo, que atinge as camadas mais profundas da pele. Trata-se de uma substância tóxica, e a sua aplicação deve ser realizada com monitorização cardíaca, porque é cardiotóxica. É de preferência, com anestesista e em bloco cirúrgico. Mas teoricamente é mais seguro quando você realiza na face toda. O full face , como chamamos para rejuvenescimento, ele deve ser realizado em um ambiente que tem a monitorização cardíaca, de preferência anestesista, para que, caso aconteça uma arritmia cardíaca, que é uma complicação que pode acontecer, mesmo sendo rara de acontecer, tenha lá todo o aparato para socorrer o paciente. É um tratamento seguro, mas como todo o tratamento é mais agressivo, mais profundo e como todo o tratamento é cirúrgico, deve ser realizado em bloco cirúrgico, pois existem riscos. Por isso que deveria ser realizado com toda a monitorização e por um médico capacitado para poder, caso ocorra qualquer coisa, ressuscitar e reanimar o paciente. 

Parece que muitos estão entrando nessa área, fazendo um trabalho que deveria ser do médico. Até dentistas tem entrado nessa área. O que pode ser feito para evitar problemas?

É o que eu falo, o problema todos não é o fenol. O fenol é o procedimento como qualquer outro que tem risco. O problema está sendo a banalização dos procedimentos médicos. O fenol é um procedimento médico. Então, como todo procedimento médico que a gente realiza, existe o risco e quando você realiza com médico, você está realizando com profissional capacitado que vai conseguir reverter qualquer tipo de complicação. O problema é a realização de procedimentos por profissionais não médicos que não sabem, não têm a capacitação, não tem os equipamentos, não tem nada para atuar caso uma complicação ela ocorra. Eu acho que o que tem que ser feito, é procurar por profissionais capacitados. Devemos pesquisar sobre aqueles profissionais. Procurar na Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para ver se aquele médico que está realizando determinado procedimento, se ele é um médico especialista, se ele é um médico capacitado. Precisa ter uma busca por profissionais especialistas, que são aqueles que têm a capacitação de realizar procedimentos estéticos, seja ele qual for. Principalmente um como um peeling de fenol, que é um procedimento mais agressivo. Hoje em dia, qualquer pessoa pode colocar no Instagram que ela é a doutora tal, doutor tal. E uma pessoa liga, acredita que ela é realmente médico, até ver que não. Busque no Google para saber se ela faz parte de uma sociedade brasileira, se é um especialista da área, porque assim se vai ter a certeza e a segurança de que irão realizar procedimentos estéticos com um médico capacitado. 

É nessa época que as pessoas mais procuram um tratamento para pele. Que cuidados as pessoas têm que ter com o tempo seco?

 Olha, hoje em dia, os tratamentos contam com muitas tecnologias e avançaram muito. Então aquele discurso de que o tratamento só pode ser feito no verão, o tratamento só pode ser feito no inverno, já caiu um pouco por terra. Isso porque os tratamentos hoje em dia são mais modernos e o que de fato é necessário, é cuidado do paciente. Quando ele opta por se submeter a um procedimento, seja em qual estação do ano for, existem as orientações que o médico passa para esse paciente e o que ele precisa seguir. Se for um paciente disciplinado, que se proponha a seguir as orientações, não importa em qual época do ano ele se submete ao procedimento. A gente pode fazer um peeling no verão, pode fazer um laser no verão. Não tem problema nenhum. Desde que ele esteja disposto a ter disciplina e seguir as orientações. Por exemplo, em um determinado período, não se pode ficar exposto diretamente ao sol. Então, ele não vai se expor ao sol, não vai caminhar na rua, não vai no clube. Ele vai fazer as suas atividades dentro de casa. Tem que caprichar na hidratação para uma melhor recuperação num tempo seco. Então, ele vai usar os produtos indicados a cada 2h, 3h. Hoje em dia, você pode fazer todos os tratamentos em qualquer época, desde que você tenha a disciplina de seguir as orientações. Essa é a norma que temos aplicado ultimamente e sem precisar de recorrer a extremos como esse, do produto que causou a morte do rapaz em São Paulo. O fenol como eu falei, é um procedimento médico. Ele é um procedimento seguro. Se você faz em cirurgia plástica, se você faz uma endoscopia, um procedimento um pouco mais invasivo, que tem riscos, como o fenol, ele está dentro da classe de procedimentos médicos. A questão foi aquele rapaz ter feito a aplicação do fenol em uma clínica de estética que não tinha bloco cirúrgico que não tinha a monitorização cardíaca, não tinha um anestesista e, pior, ele fez com um não médico que nem sequer sabe, muito provavelmente, reanimar uma pessoa. A questão toda foi o profissional que ela escolheu. Foi no local que ele escolheu, porque se ele tivesse feito isso em um ambiente adequado, com profissional adequado, isso se reverteria e ele estaria aí vivo.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.