Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O senador Tasso Jereissati (foto), relator da reforma da Previdência no Senado, não gostou nadinha de o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, adiar para semana que vem a votação do relatório da proposta, da reforma, que aconteceria nessa terça . Tasso disse que ficou bastante surpreso. “Acho que foi um erro”, afirmou Tasso.

 

*O Brasil consumiu 35,5 milhões de toneladas de fertilizantes em 2018, segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Desse total, pouco mais de 20% foi produzido no país. Minas Gerais se movimenta para reduzir essa dependência externa. Segundo dados oficiais da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), nos últimos dez anos o Estado atraiu R$1,9 bilhão de investimentos para o setor.

 

*O documentário Lama, o crime Vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho, dos cineastas Carlos Pronzato e Richardson Pontone, será exibido em sessão comentada, nesta quinta-feira, a partir das 19h, no auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha. A entrada é gratuita e aberta ao público.

 

*A Filarmônica de Minas Gerais realiza no próximo dia 29 (domingo), às 11h. na Sala Minas Gerais, mais uma edição dos Concertos para a Juventude, desta vez sob a regência da maestrina convidada Natália Laranjeira. O concerto terá como tema “Identidades Sonoras”. No repertório, obras Egmont, op.84:abertura, de Beethoven; O Moldávia, de Smetana; Dança Húngara no. 5, de Brahnms, entre outras.

 

*Ipatinga sedia, de 26 (quinta) a 28 (sábado), a 5ª. edição da Feira de Turismo do Vale do Aço, que acontecerá no Centro Cultural Usiminas. O tradicional evento é alusivo ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro. Uma das atrações da Feira será a aula-show “Na cozinha com Chef Claude Troisgros: valorização dos produtos da Terra”, na sexta-feira (27),

 

*As bandeiras tarifárias, taxas extras que passaram a ser incluídas mensalmente na conta de luz, já custaram um total de R$ 32,24 bilhões aos consumidores de todo o país. O valor, sem incluir correções monetárias, soma tudo o que foi pago de janeiro de 2015, quando as bandeiras tarifárias entraram em vigor, até junho de 2019.

 

*A Comissão de Ética Pública, vinculada à Presidência da República, abriu ontem um procedimento para apurar se houve desvio de conduta do ministro da Educação, Abraham Weintraub, por ter feito publicações contra os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. A comissão responsável por analisar a conduta de ministros é formada por sete conselheiros indicados pelo presidente. Cada um tem mandato de três anos. As punições previstas pela Comissão de Ética têm caráter administrativo, como advertência e censura ética. Dependendo da gravidade, é possível sugerir a demissão do cargo. As recomendações, porém, não precisam ser acatadas pelo governo. A decisão do Conselho de abrir procedimento contra o ministro atende a uma representação feita pelos deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, e Paulo Pimenta (PT-RS). Eles questionam o fato de Weintraub ter criticado os ex-presidentes petistas após o episódio do militar flagrado com 39 quilos de cocaína em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) – que fazia parte da comitiva de apoio ao presidente Jair Bolsonaro em junho. O ministro também relacionou Lula e Dilma às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *