Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona para vagas em universidades públicas, registrou até ontem à tarde 1.646.946 pessoas inscritas , de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Como o sistema permite escolher mais de uma vaga, estas pessoas já realizaram 3.161.232 inscrições, informa o MEC. O prazo para inscrição, que deveria terminar na sexta passada, foi estendido até as 23h59 deste domingo (26), após os problemas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O erro afetou cerca de 6 mil candidatos, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto). Nesta edição do Sisu estão em disputa 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o país. Por decisão da Justiça Federal, em São Paulo, o resultado da seleção não poderá ser divulgado na terça-feira, como estava programado.

 

*O governo Bolsonaro recuou do anúncio de isenção de vistos para chineses, feito pelo presidente Jair Bolsonaro em visita oficial a Pequim, em outubro. A afirmação foi feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que representou o pai em conversa com jornalistas após um banquete oferecido pelo governo da Índia à comitiva brasileira em Nova Déli. O deputado participou dos restritos encontros bilaterais de Bolsonaro com o primeiro ministro Narendra Modi e o o presidente indiano Ram Nath Kovind. “Os dois (isenção de vistos para chineses e indianos) estão meio que sendo trabalhados ao mesmo tempo”, disse o deputado, após ser perguntado sobre a situação do plano de isentar indianos da necessidade de vistos. A decisão em relação aos chineses era dada como certa em entrevistas do presidente, do ministro de relações exteriores, Ernesto Araujo, e nos veículos da imprensa oficial. Agora, Eduardo Bolsonaro disse que “os dois estão em estudo” e que “não há um prazo” para o anúncio. Mais uma gangorrada do governo.

 

*Janaina Paschoal, deputada estadual paulista pelo PSL, disse nesse sábado que a proposta de Paulo Guedes de aumentar impostos de bebidas “está em consonância com as boas políticas preventivas”. “Aproveito o ensejo para dizer que a proposta do Ministro Guedes, de elevar os impostos sobre álcool e tabaco está em consonância com as boas políticas preventivas. Há anos, o tema é debatido em Congressos Médicos. O preço da pinga, no Brasil, é um problema de saúde pública.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *