Blog do PCO

Alívio para a dengue em Minas

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Minas Gerais não está entre os estados que devem registrar aumento expressivo nos casos de dengue em 2025, segundo projeção do Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira, durante o lançamento do Centro de Operações de Emergência (COE), a ministra Nísia Trindade (foto/reprodução internet) destacou que a previsão de alta, em comparação a 2024, concentra-se em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná. Segundo a pesquisadora, o cenário alarmante é impulsionado pela continuidade do fenômeno El Niño e pela circulação do sorotipo 3 do vírus. 

A ministra anunciou medidas para conter a proliferação de casos. Elas incluem antecipação de ações no período sazonal, ajustes nas redes de saúde e prevenção de casos graves e mortes. Para ela, “erradicar a dengue é uma utopia, mas estamos empenhados em reduzir os casos”. 

Em 2024, o Brasil registrou mais de 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6.022 mortes, o maior número da última década. Desses, 1.124 óbitos foram em Minas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, uma verdadeira epidemia.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.