Logo
Blog do PCO

Cidade Empreendedora

A representante do Sebrae Minas em Uberlândia, Daiana Rodrigues, disse que a entidade é composta por seis micro regiões, com 45 municípios atendidos pela regional do Sebrae. Segundo ela, há uma atuação forte na região com o programa Cidade Empreendedora, que envolve ações estratégicas para inspirar o empreendedorismo. A região respira inovação, bons ecossistemas e por isso alguns programas são levados para as cidades. Daiana Rodrigues destacou que outro programa importante é o da Educação Empreendedora na formação de novas liderança, e o capital empreendedor. Já o Programa Brasil Mais, junto Sebrae e Ministério da Economia, pretende atender mais de 2.200 empresas. Segundo ela, o empresário precisa estar preparado para todas as situações, mostrar a sua importância para se adaptar ao mercado cada vez mais competitivo. Pesquisas indicam que perdemos mais de 10 milhões de empresas no país, a maioria delas com mais de três anos e meio no mercado. Essas empresas geram mais de 55% dos empregos.

De blogueira a empresária

Um dos exemplos desse trabalho do Sebrae é a blogueira Bruna Vasques (foto). Aos 29 anos ela avançou em seu projeto e abriu uma loja, desde 2018, com o seu nome e com ela venceu a pandemia da Covid-19 com vendas online. Reabriu a sua loja vendendo além do que ela previa. Ela disse que dava aulas de inglês e estudava administração, quando criou um blog em 2014, compartilhando sua vida, looks, produtos que gostava, construindo seu nome. Em 2016 formou-se em administração, fez o seu próprio vestido e deu um boom em sua carreira de blogueira. Vestido, segundo ela, foi o seu divisor de águas e foi aí que começou a trabalhar com marcas grandes. O Sebrae deu a ela a oportunidade de se estruturar. Ela descobriu que misturar a vida pessoal com negócios não dá certo, e passou a gerir seu negócio com outros olhos. Bruna mudou a sua postura e com a gestão competitiva, decidiu finalizar a sua carreira como blogueira para se dedicar a loja física. Ela disse que “começou a humanizar o trabalho. Loja não vende o produto, vende a experiência. Decidi finalizar carreira de blogueira, que construiu meu nome, que é forte na cidade.”

Assistência aos produtores rurais

O representante da Faemg e do Senar, Edwaldo Barbosa Neto- Fip Paisagens Rurais, disse que tem focado na recuperação da bacia do rio Tijuco, e levar assistência técnica e gerencial aos produtores. Eles levam informações para recuperação de passivos ambientais e orientar o produtor rural. Esse trabalho consiste em levar o conhecimento para a melhoria da rentabilidade, além da parte gerencial, com cursos de produção para ver onde estão os gargalos e promover melhorias. Um dos produtores rurais que teve essa assistência do Senar é Ricardo Caly Junqueira, da Fazenda Lagoinha do Buriti da Prata – Prata /MG. Ele disse que aderiu ao programa do Senar há um ano, com o objetivo de melhorar a sua propriedade. Ele tinha um projeto para ser executado e o entrosamento com o Senar, o orientou na melhor aplicação dos recursos para fazer a produção aumentar. A propriedade está na sua quarta geração, e tem colhido resultados, com o andamento adequado do projeto. Essa experiência de assistência técnica e essa parceria com o Senar, mostrou que sempre tem uma solução a se apresentar, segundo Ricardo Junqueira. Feliz com os resultados alcançados, ele disse que teve um aumento de 50% na produção e por isso, mesmo com a margem de lucro reduzido, não está ocorrendo perdas. Ele explica que essa redução é em função do mercado e dos custos dos insumos. Pondera que “o recorde de produção agrícola e pecuária tem batido no alto custo de insumos e de fretes. É preciso aumentar a produção e ter a garantia de que ela vai cobrir todas as despesas e deixar um lucro satisfatório”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *