Logo
Blog do PCO

Conexão: O que intriga os especialistas

A pneumologista Lorena Costa (foto), ressaltou que um dado importante é que as crianças foram menos afetadas na pandemia do covid-19. A maioria dos pediatras está discutindo a questão do retorno às aulas. “Nós temos uma série de transtornos psicológico nas crianças e o entendimento é o que as aulas devem voltar”. Já o pneumologista Maurício Goes, entende a Covid como uma doença intrigante. “Tem as pessoas que não tem sintoma algum, tem contato com a pessoa doente e não apresenta nenhum sintoma. Tem os que têm alguns sintomas, alguns com sintomas moderados que precisam de atendimento e tem os que têm problemas graves, com internações prolongadas e que desenvolvem outras doenças. Ainda tem os pacientes pós Covid, alguns têm a Covid persistente, com até oito semanas convivendo com a doença. O que tenho visto são sintomas respiratórios como a fadiga, de prostração”. Goes ressalta que Sindicato dos Médicos atuou muito junto ao Ministério Público para não faltar os equipamentos para os que atuam na linha de frente.

 

 

Covid mudou conceitos

O otorrinolaringologista do Mater Dei, Juliano Sales, entende que nós definimos saúde como bem-estar físico, no sentido de doença orgânica, social e mental. Para ele, a Covid mudou a área como um todo. “As pessoas estão mais preocupadas, cuidadosas. Mudou a população como um todo”. Já o médico Breno Gomes, falou que essa é a primeira pandemia online e ficamos assustados. Nós nunca tivemos tantas informações com qualidade questionável, segundo o médico Breno Gomes, “A medicina tem que mostrar segurança, em meio a uma incerteza muito grande. Todo médico teve que se transformar em otorrino, em clínico, em pneumologista”. Ele sintetiza o momento com uma música de Paulinho da Viola “faça como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro, leva o barco devagar”.

 

 

Qualidade do ar

Cristiano Brasil, engenheiro de automação e controle da Midea Carrier, falou que um estudo mostrou que as pessoas ficam mais de 90% do seu tempo em ambientes fechados. Muitas vezes é melhor ficar em um prédio com ar condicionado do que nas ruas respirando gás carbônico. A filtragem do ar condicionado é muito eficiente. Todas as pesquisas indicam que entre 40 e 60% da umidade relativa do ar limita a proliferação do vírus. Existem os purificadores de ar, que são de baixo custo, tem todo tipo de ferramenta que pode auxiliar na retenção dos vírus. Para ele, o ar condicionado é um aliado na qualidade do ar interno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *