Logo
Blog do PCO

Fórum debate oportunidades na crise e pós-crise

O presidente da SR Rating e do LIDE ECONOMIA, Paulo Rabelo de Castro (foto), acredita que se o Brasil fizer o seu dever de casa, vai conseguir elevar a sua grade de investimentos à categoria A. A chance de novos negócios está, segundo ele, justamente na crise. “Nós estamos na maior e melhor oportunidade, pois é na crise que se cresce. O panorama mundial nos dá vantagem, levando-se em conta a situação da China, o juro americano e o petróleo a US$ 40 o barril”. A lógica é a de que a crise estimula uma reformulação fiscal e política para atender a demanda global. Mas cobra uma agenda do Governo Federal para estimular novos negócios, principalmente com atividades ligadas à exportação, e a consolidação de novos mercados. “Precisamos reinventar o sucesso, coroar o cliente, estimular novos acordos de comércio e modernizar as leis do trabalho. Urgência e emergência são as tônicas para reverter a insolvência, elevar o grau de investimento e transformar o Brasil em pátria investidora”, concluiu. O assunto foi tema da palestra de Paulo Rabelo de Castro, no 4º Fórum de Investimentos em Campinas e Região Metropolitana.

 

Espantar o pessimismo

A diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, também participou e lembrou que o Brasil está na 10ª posição no ranking de países que atraem eventos internacionais. “O turismo representa 4,3% do PIB brasileiro e a arrecadação chega a R$ 48 bilhões em impostos, portanto o setor é um fomentador do desenvolvimento econômico”. O turismo de negócios, segundo ela, deixa a economia de Campinas muito mais forte. A argumentação foi reforçada por José Mario Capriolli, presidente da Azul Linhas Aéreas, que pretender dar um basta no pessimismo. “Não podemos perder a capacidade de investir e acreditar no futuro. Existe muito pessimismo e, aos mínimos sinais de melhoria, conseguiremos superar essa fase. Toda crise é passageira”. O Fórum contou também com a apresentação do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e do LIDE Saúde, Claudio Lottenberg, que falou sobre Saúde, Inovação e Tecnologia a serviço do desenvolvimento humano; do presidente da 3M do Brasil, Jorge Lopez, que defendeu a inovação com a preocupação da utilização dos novos produtos e do presidente do hospital Vera Cruz, Gustavo Carvalho, que defende mais investimentos na área de saúde para gerar empregos nos próximos anos.

 

Planejamento, a missão impossível

O vice-presidente da Toyota, Luiz Carlos Andrade, participou da última mesa e apresentou aspectos sobre o desenvolvimento da indústria automobilística e a cadeia de fornecedores. O presidente da PPG, Marcio Grossmann, também participou da mesa e falou da missão quase impossível de se fazer planejamento a longo prazo com as instabilidades políticas no Brasil. O evento foi encerrado por Juan Quirós, presidente da INVESTE SP. Ele anunciou a realização de um convênio de cooperação com a ApexBrasil para ganhar competitividade nas questões fiscais, logística e infraestrutura. Para ele, exportação, capacitação de mão-de-obra, inovação tecnológica e a área de saúde são fundamentais para atrair investimentos. O Fórum de Investimentos em Campinas e Região Metropolitana, promovido pelo LIDE, teve o patrocínio da EMS, com o apoio da 3M, Bosch, Desenvolve SP, Sabesp e Toyota, com apoio institucional da Investe SP e Prefeitura de Campinas. Haganá e Odebrecht Realizações Imobiliárias são colaboradores. São fornecedores oficiais CDN Comunicação, Eccaplan, Explicita, Grupo Bem, Móvel Logística e Primo Café. City Magazine, DCI, Grupo RAC, Organizações Panamby, Prnewswire. Rádios BAND AM/FM, revista LIDE e TV LIDE são mídia partners.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *