Os gastos do governo federal com publicidade chegaram a R$ 468,3 milhões em 2015. A Presidência da República ocupa o topo desse tipo de despesa na administração federal, com gastos para promover a imagem da presidente Dilma Rousseff (foto), chegando a R$ 152 milhões.O levantamento feito pelo site Contas Abertas, indica que a maior parcela dos gastos da Presidência foram com publicidade institucional, que tem como objetivo a divulgação de informações sobre atos, obras e programas governamentais. Do total dos recursos usados, pelo menos R$ 135,5 milhões foram para este fim. O Ministério da Saúde, que tradicionalmente ocupava a ponta das despesas com publicidade, por sua vez, desembolsou R$ 97,3 milhões ano passado. A publicidade de utilidade pública foi responsável por R$ 82,4 milhões dos gastos. O Ministério da Educação ocupou o terceiro lugar no ranking, com desembolsos de R$ 42 milhões, com campanhas como a da realização do Enem. O que mostra que mesmo os gastos excessivos com a publicidade institucional não se conseguiu diminuir a rejeição da presidente pela população.