Logo
Blog do PCO

Homenagem a um grande homem

Não é apenas a homenagem que traz alegria. É, antes de tudo, o reconhecimento do trabalho prestado, ao pioneirismo e a dedicação ao próximo do Dr. Mario Vrandecic. Foi pensando nesse grande médico que a comunidade de Nova Lima (MG), por meio dos representantes do povo na Câmara Municipal, aprovou e a Prefeitura Municipal de Nova Lima sancionou, a lei alterando o nome da “Rua da Paisagem” do bairro Vila da Serra, passando a denominar-se “Rua Dr. Mário Vrandecic”. Essa é uma bela e muito merecida homenagem a quem acreditou nesta região quando ainda nada existia na hoje concorrida e nobre região do Vila da Serra. Médico, cientista, pesquisador, professor, líder, gestor e humanista, o Dr. Mario Vrandecic, falecido em setembro de 2019, carrega em sua biografia incontáveis fatos importantes e singulares.

Persistência e determinação

Entre tantos exemplos transmitidos em toda a sua vida, merecem destaque a sua ética, sua persistência, sua determinação e seu método simples e sempre eficaz de cuidar da saúde da sociedade. Sua história com a cidade mineira de Nova Lima começa na década de 1970 com a indústria de próteses (únicas fabricadas no Brasil aprovadas no FDA norte-americano e aplicadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia) e, em seguida, a fundação do Biocor Instituto, um hospital geral de alta complexidade, reconhecido no Brasil e no exterior pela excelência de sua gestão, bons resultados e, sobretudo, no acolhimento ao paciente, certificado e acreditado segundo as normas internacionais como as ISO’s 9001, 14001, 31000, 27001, 50001, NIAHO, ONA, OSHAS 18001, entre tantas outras.

Produção científica

A produção científica do Dr. Mario e a sua contribuição à medicina, especialmente à cardiologia e à cirurgia cardiovascular são consagradas no país e no exterior com ênfase na sua competência profissional e nas patentes, fruto de anos de profícua pesquisa, além de várias obras como autor e coautor, sendo contemplado com diversos prêmios, títulos e medalhas. Formou muitos profissionais e, também, como um marido e pai exemplar, deixou seu legado para o futuro. Sua vida, seu exemplo e sua dedicação à medicina, aos pacientes e à sociedade aumentam a justiça e o merecimento desta homenagem natural como um agradecimento de seu povo, de sua cidade e de todos aqueles que, direta ou indiretamente, foram tocados pelo Dr. Mario Vrandecic. Mario deixou a viúva Heloisa e os filhos Erika e Ektor, médicos como o pai, e diretores do Biocor. (Foto de 2012 na Inauguração da Expansão Biocor -Dr. Mário Vrandecic e D. Heloísa com os filhos Drª Érika e Dr. Ektor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *