*A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, por unanimidade, decisão da primeira instância que condenou o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais à deputada Maria do Rosário (PT-RS). A decisão foi tomada no dia 24 de outubro, mas publicada agora. Em agosto, o colegiado julgou o caso pela primeira vez, mas a defesa do deputado entrou com novo recurso para esclarecer supostas omissões e contradições na decisão. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou Bolsonaro (foto) por ter dito, em 2014, que Maria do Rosário não mereceria ser estuprada por ser “muito feia”, não fazendo seu “tipo”.
*O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), em nota à impressa, afirmou que não tem intenção de ser candidato à Presidência da República. Respondendo a um artigo do jornalista Elio Gaspari, Barroso destacou que sua atuação para colaborar com o Brasil se dá dentro de sua missão como professor e como ministro do Supremo. "Em definitivo, asseguro que não passa pela minha cabeça qualquer projeto eleitoral, circunstância que comprometeria a autoridade e a independência de minhas posições", ressaltou.
*O balanço final da 6ª. edição da Semana Internacional do Café (SIC), realizada em outubro no Expominas, mostra que a SIC registrou um número recorde de público, 17 mil visitantes, e que foram iniciados pelo menos R$ 30 milhões em negócios, o que representa o incremento de 20% em relação ao ano passado. O resultado confirma Belo Horizonte como a capital nacional do café. O evento foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), juntamente com o Sistema Faemg, o Sebrae e a Café Editora.
*As mostras "Belezas de Minas e(n)cantos Gerais", de Edna Maria de Almeida Araújo, e "A tragédia de Mariana", de Leir Barbosa Monteiro, estarão em cartaz na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir da próxima segunda-feira (20). As obras podem ser visitadas até 7 de dezembro, das 8 às 18 horas.
*Aproveitando o Dia Mundial do Diabetes, o Ministério da Saúde reforça o alerta à população sobre o crescimento da doença no país. O diagnóstico da enfermidade aumentou 61,8% em 10 anos, segundo dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. Entre 2006 e 2016, o número de pessoas que dizem saber do diagnóstico de diabetes passou de 5,5% para 8,9%. As mulheres lideram o ranking: 9,9% da população feminina declarou possuir a doença contra 7,8% dos homens.