Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Nesta terça-feira um dos homens mais ricos do Brasil, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, dono de uma fortuna de R$ 13,1 bilhões, vai deixar a cadeia na Carceragem da Polícia Federal de Curitiba, onde passou os últimos 30 meses. Vai deixar uma cela de 12 metros quadrados, junto com outros presos da Lava Jato, para voltar a viver em seu habitat natural desde que nasceu, há 49 anos. Marcelo (foto) passará os próximos dois anos e meio em prisão domiciliar na sua mansão de Cidade Jardim, em São Paulo, com 3 mil metros quadrados de área construída, avaliada em R$ 30 milhões, cercada por mata nativa, vizinha ao Parque Burle Marx.Com a revista ISTOÉ.

 

*A Comissão Nacional de Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil rejeitou 18 pedidos de abertura de cursos de Direito no país. A justificativa vai desde ausência de “necessidade social” na localidade, até deficiências na elaboração de proposta pedagógica. Uma parte dos requerimentos estava em cidades com menos de 100 mil habitantes ou em cidades que já têm outros cursos. Em outros casos, as instituições de ensino ainda aguardavam credenciamento do Ministério da Educação. Outra falha grave, na visão da OAB, está no corpo docente dos cursos. Muitos professores assinaram apenas termo de compromisso, enquanto outros moram em localidades distantes do curso. Também faltavam acervo bibliográfico mínimo e um núcleo de professores incompleto. 

 

*O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou sessão plenária extraordinária para esta segunda-feira, às 9h,. Na ocasião, deverão ser apreciadas as minutas de instruções que vão reger as Eleições Gerais de 2018. Além de convocar a sessão extraordinária, o tribunal também anunciou que a sessão de encerramento do ano judiciário de 2017 do TSE será nesta terça-feira (19), às 12h. A abertura do primeiro semestre de 2018 do TSE será no dia 1º de fevereiro – uma quinta-feira -, às 9h.

 

*Amanhã e quarta-feira, 63,7 mil presos farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (Encceja PPL). A avaliação é aplicada para permitir a pessoas em unidades prisionais que não completaram os ensinos fundamental e médio a possibilidade de obtenção do título. Entre os inscritos também há adolescentes em unidades de medidas socioeducativas.

 

*O verão – que começa na próxima quinta-feira – promete ter um regime de chuva regular na maior parte do país, sem grandes extremos como secas ou enchentes. A previsão é do meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília. “A perspectiva é de muitas chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e particularmente na Região Sul. É um período que, essencialmente, é muito chuvoso. Estamos com chuvas bem marcantes e a tendência é que o verão permaneça como está terminando a primavera, com muita chuva nessas regiões”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *