Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*A defesa do ex-presidente Lula da Silva recorreu ontem ao Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), sediado em Brasília, para anular a decisão que determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente e o proibiu de deixar o país. No habeas corpus, o advogado Cristiano Zanin (foto) argumenta que a liminar, concedida por um juiz federal de Brasília, não tem fundamento concreto e está baseada em suposições. “Onde está a declaração a indicar que o paciente (Lula) estaria disposto a pedir asilo político? Em lugar algum! A verdade é que não há nenhuma evidência, ainda que mínima, de que o paciente pretenda solicitar asilo político em qualquer lugar que seja ou mesmo se subtrair da autoridade da decisão do Poder Judiciário Nacional”, sustenta o advogado.

 

*Uma preocupação ronda a direção de Jornalismo da Globo: a queda de audiência do “Jornal da Globo” depois que passou a ser comandado por Renata Lo Prete, que assumiu a bancada com a demissão de William Waak. Aliás, não deixa de ser ironia a baixa audiência do programa, pois Lo Prete é considerada uma das melhores jornalistas do país. Dizem que lhe falta carisma. Em compensação, é grande a expectativa em torno do competente jornalista Heraldo Pereira que vai comandar, a partir de março, o novo “Jornal 10”, na TV paga GloboNews.

 

*O jornalista e professor Elias Santos é o novo presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que engloba as emissoras Rede Minas e Rádio Inconfidência. Com a mudança, Elias também passa a responder pela presidência da Rádio Inconfidência. Segundo o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo, o intuito é dar continuidade ao trabalho exitoso realizado pelo saudoso Flávio Henrique, falecido recentemente. Luiza Castro se mantém como presidente da Rede Minas. Elias Santos ocupava até então o cargo de diretor artístico da Rádio Inconfidência e é apresentador do Programa Casa Aberta, na emissora.

 

*Está marcado para dia 2 de fevereiro (sexta-feira), na Cidade Administrativa, o Encontro dos Prefeitos Mineiros, em busca de soluções para os problemas enfrentados pelos municípios do estado. O encontro, liderado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que tem à frente Julvan Lacerda, acontece, de 9h às 15h, no Auditório JK.

 

*Encerram-se na próxima segunda-feira (29) as inscrições para startups, micro e pequenas empresas e microempreendedores interessadas em participar do Edital de Inovação para a Indústria, visando financiamento de projetos inovadores para recuperar danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana (MG), em novembro de 2015. As inscrições devem ser feitas no endereço www.editaldeinovacao.com.br.

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, rejeitou pedido de liminar por meio do qual a defesa do fazendeiro Adriano Chafik Luedy, condenado a 115 anos de reclusão por uma chacina ocorrida em Felisburgo (MG), buscava suspender a execução provisória de sua pena. Segundo a ministra, não há razão que justifique a atuação da Presidência no Habeas Corpus (HC) 152424, em caráter de urgência, durante as férias coletivas dos ministros.

 

O fazendeiro foi condenado, em 2013, por Tribunal do Júri em decorrência do envolvimento no homicídio de cinco pessoas e tentativa de homicídio de outras oito, em 2004, em ataque a ocupação por trabalhadores sem-terra na Fazenda Nova Alegria, no Município de Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha. A condenação foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais no julgamento de apelação.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *