Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ministro interino da Defesa, general Joaquim Silva e Luna (foto), afirmou nessa quinta-feira que, em razão da Lei da Anistia, documentos da CIA sobre execuções e tortura de opositores ao regime militar durante a ditadura no Brasil são “assunto encerrado”. A Lei da Anistia foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em 1979, durante o governo de João Figueiredo, o último dos presidentes do regime militar. A lei perdoou crimes cometidos por agentes do Estado e por opositores da ditadura. Foi com base na Lei da Anistia, por exemplo, que se permitiu a libertação de presos políticos e o retorno ao Brasil de exilados. Silva e Luna conversou com jornalistas no Palácio do Planalto, após a abertura de uma exposição sobre a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial. Na semana passada, se tornou de conhecimento público um memorando da CIA (agência de inteligência norte-americana) que relata uma autorização do ex-presidente militar Ernesto Geisel a execuções sumárias de opositores. O episódio gerou um pedido do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ao governo americano para receber os documentos produzidos pela CIA sobre operações de tortura e morte de brasileiros. Perguntado sobre o que o Ministério da Defesa pretende fazer quando a documentação chegar ao Brasil, Silva e Luna afirmou que o caso é para historiadores ou para a Justiça, se for acionada. O ministro assegurou que não pretende se posicionar sobre o conteúdo do material. “Reafirmo: isso passa a ser um assunto para historiadores e para a Justiça, se houver demanda. Com a Lei da Anistia, do ponto de vista militar, esse assunto fica encerrado”, completou o ministro. Com informações do G1.

 

*A multinacional Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, uma das maiores acionistas controladoras da Usiminas, anunciou que, a partir de 1º. de abril de 2019, mudará seu nome, incluindo suas subsidiárias consolidadas, para Nippon Steel Corporation. A empresa optou pelo nome Nippon (Japão) e Steel (Aço) para representar as empresas japonesas do aço. 

 

*O Brasil deverá produzir um recorde de 58,04 milhões de sacas de 60 kg de café na safra deste ano, um aumento de 29,1 por cento sobre a temporada anterior, projetou nessa quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em seu segundo levantamento sobre o ciclo 2018, a Conab manteve sua projeção próxima ao teto da previsão anterior, de janeiro, que variava de 54,44 milhões a 58,51 milhões de sacas.

 

*Daqui para frente, o governador Fernando Pimentel é pré-candidato à reeleição. Em busca de apoio e dentro da sua estratégia de se reaproximar dos prefeitos mineiros, vai intensificar suas viagens pelo interior de Minas. No início da semana esteve no Triângulo Mineiro, participando em Uberlândia da inauguração da primeira usina fotovoltaica do Brasil, e já tem agendada uma viagem a Juiz de Fora para inaugurar o acesso que liga a BR-040 à MG 353. De grão em grão …

 

*Os atletas apressados e preguiçosos vão adorar a novidade. A Nike lança no próximo dia 25 (sexta-feira), no Brasil, um tênis que amarra sozinho, ou seja, sem o menor esforço do consumidor. O modelo HyperAdapt 1.0 começa a ser vendido no país para associados do Nike.com, na loja da marca, na rua Oscar Freire, em São Paulo. O tênis chega nas cores branco e preto e branco. O precinho pelo conforto? R$ 3.499,00.

 

*Estão abertas as inscrições para a palestra gratuita Orientações Básicas sobre Cooperativismo que o Sistema Ocemg promove no próximo dia 23 (quarta-feira), a partir das 9h, em sua sede. A atividade é aberta ao público. Segundo o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o Cooperativismo é um modelo de negócios diferenciado, que busca transformar o mundo em um lugar mais justo e com melhores oportunidades para todos.

 

*A publicitária e escritora Cris Guerra ministra neste sábado, às 16 h, no Shopping Del Rey, a a palestra “De Mãe a Muitas”. O evento faz parte do encerramento da série Circuito Essência de Mãe realizado neste mês no mall do shopping, com participação de blogueiras e especialistas que promoveram debates sobre os desafios da maternidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *