Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar, nessa sexta-feira Beto Richa (PSDB), ex-governador do Paraná e candidato ao Senado. Também mandou soltar a mulher dele, Fernanda Richa, e mais 13 pessoas. Richa foi preso nesta semana após operações do Ministério Público do Paraná e da Polícia Federal. Segundo o MP, Richa (foto) é suspeito de integrar esquema de propina, direcionamento de licitações de empresas, lavagem de dinheiro e obstrução de Justiça.

 

*Terminou ontem a Conferência Internacional da Baleia (CIB), realizada nesta semana em Florianópolis. No último dia, uma votação importante terminou com a garantia da proteção desses animais contra a caça comercial. Com isso, fica mantida a moratória desta prática, com a exceção de casos para subsistência de alguns grupos, como esquimós. Por maioria de votos, foi derrotada uma proposta apresentada pela delegação japonesa que trazia duas mudanças. A primeira era a criação de um comitê de caça sustentável. O órgão seria responsável por avaliar situações em que a atividade poderia ser permitida. A segunda proposta era a mudança na forma de votação. Atualmente, para emendar ou alterar a convenção internacional sobre o tema, são necessários três quartos dos votos, ou apoio de pelo menos 75% dos países presentes aos encontros internacionais. Pela redação sugerida pelo Japão, essa exigência cairia para pelo menos 51%, ou maioria absoluta.

 

*Se alguém pensou que as eleições de outubro irão promover uma grande renovação nos quadros políticos, vai ter uma surpresa quando as urnas se abrirem. Pelo andar das pesquisas, para o Senado, por exemplo, haverá pouca “cara nova”. Até o momento, as pesquisas indicam como favoritas para o Senado figurinhas carimbadas como Eduardo Suplicy (PT-SP), Cesar Maia (DEM-RJ), Roberto Requião (MDB-PR), José Fogaça (MDB-RS), Jader Barbalho (MDB-PA), Dilma Rousseff (PT-MG), Edison Lobão (MDB-MA), Marconi Perillo (PSDB-GO), Renan Calheiros (MDB-AL) e Jorge Viana (PT-AC).

 

*Menos de 3 milhões de brasileiros a partir dos 61 anos, não conseguem pagar as contas básicas, como as de água, luz e gás, segundo pesquisa da Serasa Experian. Eles representam uma parcela de 34,30% dos 8,8 milhões de consumidores idosos que estão endividados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *