*A defesa do empresário Joesley Batista (foto) formalizou pedido de revogação da prisão decretada contra ele pelo Tribunal Regional Federal da 1º Região em Belo Horizonte. A solicitação foi feita à desembargadora Mônica Sifuentes, que expediu os mandados no âmbito da Operação Capitu. Além do dono da JBS, foi preso pela Polícia Federal nessa sexta-feira o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB) e o deputado estadual do MDB João Magalhães. A operação investiga o pagamento de propina a servidores e agentes políticos que atuavam no Ministério da Agricultura e na Câmara dos Deputados. Autor do pedido, o advogado André Callegari argumentou que a prisão temporária foi decretada para que Joesley fosse ouvido e entregasse documentos solicitados pela Justiça. Como a Polícia Federal já tomou o depoimento do empresário e os mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, não haveria mais necessidade da prisão. Ao todo a nova fase da Operação Capitu teve 19 mandados de prisão e 63 de buscas e apreensão, um deles na Assembleia Legislativa de Minas.
*Candidatíssimo a presidente da Câmara, o emedebista mineiro Fábio Ramalho, atual vice-presidente da Casa, tem como principal proposta de campanha a criação de uma nova Procuradoria. Ele tem dito aos deputados, inclusive aos que vão assumir seu primeiro mandato, que contratará um “advogado renomado” para defender a Casa e os parlamentares. Atualmente a Procuradoria é comandada por parlamentar. Questionado se esta contratação não teria um custo elevado, Fabio Ramalho disse não existir custo alto para a competência. Em entrevista à revista Época, Ramalho revela detalhes de seu plano.
*As provas do Enem 2018 voltam a ser aplicadas neste domingo. Os candidatos vão responder as questões sobre ciências da natureza e matemática. Ao todo, 5.513.726 estudantes estão inscritos. No último domingo (4), 4,1 milhões de estudantes fizeram o exame, registrando-se o menor percentual de faltosos desde 2009 – 24,9% do total de 5,5 milhões de inscritos. Foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação. Os resultados do Enem serão divulgados em janeiro.