*A discussão do pacto federativo – relações entre a União, os estados e os municípios – será uma questão central para o próximo governo, disse ontem o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes (foto). Ao sair de reunião no Congresso Nacional, Guedes declarou que a partilha de recursos da cessão onerosa – valor que a Petrobras terá de pagar à União para continuar a explorar a camada pré-sal – será maior quanto mais rápida for a aprovação de reformas estruturais, como a da Previdência Social. O superministro tenta atrair os governadores para pressionarem o Congresso visando a aprovação das reformas.
*A Algar Telecom, empresa do Grupo Algar, de Uberlândia anunciou Osvaldo Carrijo como vice-presidente de negócios da empresa. O profissional passa a responder pelas áreas de marketing, vendas e negócios da Algar Telecom.
*O professor José Francisco Soares, ou Chico Soares ou ainda Chico da Estatística, como é chamado pelo mais próximos, recebeu em cerimônia presidida pela reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart, o título de Professor Emérito da UFMG, Prêmio Bünge pelas suas contribuições na área de avaliação educacional, Chico Soares, atualmente, é membro do Conselho Nacional de Educação.
*Vem aí, pela Editora Todavia, a mais completa e atualizada biografia do escritor baiano Jorge Amado. A publicação é de autoria da jornalista baiana Josélia Aguiar que teve acesso exclusivo a documentos de família e cartas de parentes e amigos de um dos mais populares escritores brasileiros do século XX. O livro é fruto também de inúmeras entrevistas com outros escritores e pesquisas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. O lançamento será no próximo dia 27, às 19h, no Palacete das Artes, em Salvador (BA).
*A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nessa quarta-feira parecer favorável ao Projeto de Lei de autoria do ex-deputado Durval Ângelo (PT), que disciplina o fomento do audiovisual no estado. O projeto está pronto para análise do Plenário. A proposta recebeu parecer favorável do deputado Bosco (Avante), relator e presidente da comissão, para quem o projeto poderá contribuir para o fortalecimento não apenas do setor audiovisual mineiro, mas de todo o setor cultural.
*Dos 28.070 candidatos que disputaram as eleições, 73% entregaram as prestações de contas à Justiça Eleitoral. Os políticos com pendências receberão notificações e terão prazo para regularização.
*Aumentou em cem mil, em outubro, a fila da inadimplência de idosos, segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil. Ao todo, o país tinha 5,5 milhões de consumidores entre 65 e 84 anos endividados no mês passado contra 5,4 milhões em setembro.