Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ex-ministro da Justiça Tarso Genro (foto), responsável por conceder refúgio político a Cesare Battisti em 2009, afirmou que o presidente Michel Temer foi um “instrumento servil” da posição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao assinar a extradição do ex-ativista italiano. Em entrevista ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, Genro afirmou que a extradição é um acordo político entre dois governos de extrema direita, referindo-se ao futuro governo brasileiro e ao governo italiano, e não é uma decisão jurídica. Na quinta-feira o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão de Battisti e abriu caminho para a extradição.

 

*O Chile foi escolhido para sediar a próxima conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, segundo anúncio na atual reunião, na cidade polonesa de Katowice, nesta sexta-feira. O Brasil havia inicialmente se apresentado para receber as negociações, mas o presidente eleito Jair Bolsonaro pressionou o governo brasileiro a retirar sua oferta para sediar a conferência. Bolsonaro não acredita que a ação do homem esteja provocando mudanças climáticas.

 

*O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) para participação no Programa Mais Médicos. Os candidatos têm até amanhã (16) para enviar documentação à pasta. Segundo o ministério, a medida foi tomada após picos de instabilidade do site do programa. Até agora 6.634 profissionais brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição no Mais Médicos. O médico que iniciar o processo tem até 24 horas para finalizar o envio da documentação para validação da inscrição

 

*O desembargador Novély Vilanova da Silva Reis, do Tribunal Regional Federal da 1ª região determinou que a posse do presidente eleito da OAB de Minas Gerais, Raimundo Cândido Jr., seja em 1º de janeiro de 2019, e não de forma antecipada. No início de dezembro, uma decisão da Justiça Federal manteve a posse antecipada da diretoria eleita para o próximo triênio, e a transição foi feita. Com a nova decisão, a diretoria anterior deve reassumir a seccional mineira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *