Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*As defesas dos 13 réus do processo da Lava Jato que investiga o sítio em Atibaia, tiveram prazo até o final da noite de ontem para apresentar as alegações finais no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná. As alegações são a última etapa do processo antes da sentença. Nessa ação, o ex-presidente Lula é acusado de ter recebido propina por meio da reforma da propriedade. Ele nega que seja dono do sítio. Os advogados de Léo Pinheiro (foto) reafirmaram que as reformas no sítio feitas pela OAS foram a pedido e seguindo as determinações de Lula. Os advogados também disseram que o dinheiro foi descontado da conta corrente de propina da empresa com o PT. Os advogados disseram ainda que Léo Pinheiro está colaborando com a Justiça e pediram que sejam aplicados os benefícios dessa colaboração

.

*O Papa Francisco fez um alerta nessa segunda-feira contra o ressurgimento de movimentos nacionalistas e populistas, e criticou países que tentam solucionar crises migratórias com ações unilaterais ou isolacionistas. O papa, falando a diplomatas em um discurso anual conhecido informalmente como seu pronunciamento sobre o “estado do mundo”, sugeriu que movimentos do tipo e políticas de portas fechadas estão voltando 100 anos no tempo, para o perigoso período entre as guerras mundiais.

 

*As exportações brasileiras de carne bovina fecharam 2018 em 1,64 milhão de toneladas, volume 11% superior ao registrado em 2017, informou nessa segunda-feira a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). O resultado confirma a previsão divulgada em dezembro pela entidade e representa o maior volume já embarcado pelo país, que o consolida como principal exportador mundial da proteína. Em receita, o valor alcançou US$ 6,57 bilhões, crescimento de 7,9% frente ao resultado de 2017.

 

*O deputado federal gaúcho Ronaldo Nogueira (PTB), ex-ministro do Trabalho, que vai assumir a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão responsável por financiar projetos de saneamento e de melhorias das condições habitacionais – em especial, daqueles de baixa rendam, afirmou que “têm estados no Brasil onde 80% da população não têm acesso ao esgoto tratado”. Mesmo assim, não desanimou e afirmou que gosta de “ser desafiado’. Nogueira vai comandar a entidade que administra um robusto orçamento, com previsão de destinação de quase R$ 3 bilhões.

 

 *A Prefeitura Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abriu em 2018 o concurso nacional para a escolha de um projeto de revitalização para a avenida Bernardo Monteiro. O prazo final de entrega das propostas é o dia 17 de janeiro de 2019 (quinta-feira). O concurso leva em conta diretrizes aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) e foi resultado de amplas discussões com a sociedade, como ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

 

*Pelo quarto ano consecutivo, o Chevrolet Onix, produzido na fábrica gaúcha da General Motors do Brasil, em Gravataí, foi o carro mais vendido do país. Em 2018, o hatch compacto somou 210.409 unidades emplacadas, deixando em segundo lugar o Hyundai HB20 (105.518 unidades) e, em terceiro, o Ford Ka (102.011 unidades).

 

*A partir desta quarta-feira (9) até o dia 27 de janeiro o Trem da Vale estará em clima de férias. Durante o passeio de trem, que liga as cidades de Ouro Preto e Mariana, acontecerão muitas intervenções culturais e brincadeiras, proporcionando ainda mais diversão e lazer aos passageiros. A programação vai interagir com a paisagem e com a história do trem, que é fruto da revitalização de uma antiga ferrovia construída em 1883.

 

*O Museu do Louvre, em Paris, ultrapassou, em 2018, a marca de 10 milhões de visitantes. O recorde anterior foi em 2012, ano de inauguração do Departamento de Artes Islâmicas e exposições sobre Leonardo da Vinci e Rafael, com 9,7 milhões de visitantes. Os turistas de outros países representam a maior parte dos visitantes, com destaque para americanos, chineses, espanhóis, alemães, italianos, britânicos e brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *