Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Conselho de Representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT), escolheu, nessa quarta-feira, por 30 votos a zero, o empresário mineiro do transporte rodoviário de cargas Vander Francisco Costa (foto) para presidir a entidade nos próximos quatro anos (2019 – 2023). A CNT reúne 26 federações, quatro sindicatos nacionais e 18 entidades associadas, de todos os modais do transporte, o que representa mais de 200 mil empresas de transporte, dois milhões de caminhoneiros e taxistas e mais de três milhões de empregos gerados.

 

*Além do julgamento sobre criminalização da homofobia, o Supremo Tribunal Federal irá enfrentar mais pressões da bancada evangélica com outra pauta polêmica: a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, que já tem três votos a favor. Tanto em uma pauta quanto em outra, será difícil prever o resultado. Os ministros os Supremo não costumam ser unânimes quando se trata de temas comportamentais.

 

*Entrou mudo e saiu calado. O senador Fernando Collor (Pros-AL), saiu do seu interrogatório de duas horas, conduzido pelo ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal, sem falar com a imprensa. Collor se tornou réu em 2017 quando a 2ª Turma da Corte aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e comando de organização criminosa na Operação Lava Jato.

 

*Os advogados de Campo Grande (MS), José Belga Trad e Fábio Martins, ajuizaram ação pedindo o afastamento imediato da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Na ação ajuizada na última terça-feira, na 4° Vara Federal de Campo Grande, os advogados alegam que a ministra praticou “atos incompatíveis com a moralidade administrativa, a ética e o decoro exigidos para o cargo”. 

 

*O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, portaria 65/19, que instala a Comissão Nacional da Advocacia Jovem. Foi designada para presidir a comissão, a conselheira do Distrito Federal, Daniela Rodrigues Teixeira. .

 

*O PDT vai promover, no próximo dia 19 (terça-feira), em Brasília, um debate sobre a reforma da Previdência com especialistas e lideranças do partido. O ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, confirmou presença.

 

*As taxas de desemprego no Brasil vão cair em 2019 e 2020. Mas, calma, ainda não dá para festejar, como nós brasileiros gostaríamos. Segundo avaliação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o avanço na criação de postos de trabalho será lento e o país corre o risco de ter de esperar “anos” até ver as taxas retornarem para níveis registrados antes da recessão. O índice brasileiro de desemprego é ainda mais de duas vezes superior à média mundial, de cerca de 5% em 2019. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *