Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O manifesto feito por advogados em defesa do advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira (foto), que teve seu sigilo bancário quebrado, já conta com mais de 1,3 mil assinaturas. Segundo o texto, a quebra do sigilo determinada pela Justiça é “uma das maiores afrontas ao direito de defesa experimentadas desde a redemocratização do Brasil”. O texto diz ainda que o Poder Judiciário e o Ministério Público vêm traindo, há muito, a própria missão republicana que têm. Eles estariam usando do poder investido a eles para “um delirante projeto punitivista” que põe em risco o próprio Estado de Direito. A decisão que determinou a quebra de sigilo é do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.

 

*O corregedor do Senado Federal, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), vai pedir apoio da Polícia Federal na investigação de eventual fraude na eleição da Mesa Diretora, realizada no início do mês. A medida foi definida durante café da manhã, ontem, com o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). “Sobre o trabalho da corregedoria, na investigação da fraude do dia da eleição, atualizamos as informações e decidimos pedir a Polícia Federal que apoiasse a Polícia Federal Legislativa na perícia das imagens de todos os 81 senadores”, informou o corregedor. “Falamos com o ministro Sérgio Moro para acompanhar esse trabalho e não permitir exploração política. Não queremos espetacularização do caso”, concluiu Rocha.

 

*Boca Aberta, acreditem é o nome de um deputado federal do Pros, eleito pelo estado do Paraná. Boca Aberta Júnior, do PRTB, deputado estadual do Paraná. O Boca Aberta é o Emerson Miguel Petriv que antes já se elegera vereador, o mais votado da história de Londrina, mas que teve seu mandato cassado por ter feito captação ilegal de recursos através de uma “vaquinha virtual”. O Júnior é o Matheus Viniccius Petriv, de 23 anos que, em seu registro de candidatura declarou ser vendedor pracista, representante, caixeiro-viajante e assemelhados. Da atuação de Júnior não há registro. Do Boca Aberta há o registro de um discurso na tribuna da Câmara Federal. Usou os microfones para falar mal do prefeito de sua cidade. Depois o eleitor reclama.

 

*O Papa Francisco afirmou que a cúpula convocada para tratar os casos de abusos sexuais na Igreja é “um ato de responsabilidade pastoral” diante de um “desafio urgente” da atualidade. Durante a celebração do ângelus, na Praça São Pedro, nesse domingo, o Pontífice convidou todos os fiéis a rezarem pelo evento que debaterá a “proteção de menores na Igreja”. Francisco ainda lembrou que “Deus está próximo daqueles que sofrem e intervém para libertá-los de sua escravidão”. O pedido de oração foi anunciado um dia depois do líder católico tomar uma decisão histórica ao expulsar o ex-cardeal norte-americano Theodore McCarrick por pedofilia. A cúpula entre Jorge Bergoglio, os presidentes das Conferências Episcopais de cerca de 130 países, superiores gerais de congregações e grupo de vítimas acontecerá nesta semana, entre os dias 21 e 24, no Vaticano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *