Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Ministério Público Federal denunciou, pela 30ª vez, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (foto), do MDB. Desta vez, por prestar informações falsas às autoridades fazendárias referentes a pagamento do Imposto de Renda relativo aos anos calendários de 2013, 2014 e 2015, no valor total consolidado de R$ 10,4 milhões. De acordo com o MPF, a conduta do ex-governador caracteriza crime contra a ordem tributária, definido no inciso I do artigo 1º da Lei 8.137/1990.Para o MPF, Cabral ocultou bens e rendas, tendo em vista a sua evolução patrimonial desproporcional ao informado em suas declarações de IR. Por um longo período, sustenta o MPF, o político recebeu dinheiro ilícito, em espécie, advindo de diversas fontes. Dessas verbas, ele guardou cerca de US$ 80 milhões no exterior, conforme os procuradores.

 

*O senador Jayme Campos (DEM-MT) foi eleito por aclamação para presidir pelos próximos dois anos o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, instalado nessa quarta-feira . O vice-presidente será o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que recebeu 10 dos 12 votos.

 

*O ministro Sérgio Moro, o único ministro elogiado pelo presidente Bolsonaro em seu discurso na ONU, sofreu mais uma derrota na Câmara. Nessa quarta-feira, o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, rejeitou, por nove votos a cinco, a ampliação do excludente de ilicitude, previsto no Código Penal. A proposta era ampliar a abrangência do excludente de ilicitude para que juízes pudessem reduzir pela metade as penas ou até deixar de aplicá-las em casos que poderiam ser consideradas legítima defesa em casos de “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”.

 

*Mais um profissional deixa a Globo. Renato Pereira não é mais o diretor de relações com o mercado da Rede Globo. Ele estava no cargo desde 2017, quando substituiu Gilberto Leifert, mas trabalhou na área comercial da emissora durante os últimos trinta anos.

 

*A Prefeitura de Nova Lima, o Sebrae Minas e o Senai formalizaram uma parceria para a implementação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ) na cidade. A proposta é disponibilizar ao jovem de baixa renda uma opção para desenvolver habilidade e competências empreendedoras. O prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, representantes da diretoria do Sebrae e do Senai participaram da solenidade, realizada na prefeitura do município.

 

*O Idec-Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor lançou o mapa de Feiras Orgânicas, uma ferramenta de busca para estimular a alimentação orgânica no país. O mapa localiza feiras Orgânicas ou Agroecológicas, Grupos de Consumo Responsável e Comércios Parceiros e Orgânicos. Os interessados em maiores informações devem acessar o site feirasorganizas.org.br.

 

*Nesta sexta-feira, a partir das 8h, na Praça da Assembleia, acontecem as semifinais do Concurso de Dança EcoDom, que mobilizou mais de 150 escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Haverá apresentação de 20 grupos, classificados por meio de vídeos enviados para a equipe julgadora. Um corpo de jurados especializado avaliará as apresentações dos e escolherá cinco finalistas. A grande final será disputada no dia 22 de novembro, no mesmo local. O evento é gratuito e aberto ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *