Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Banco Central encaminhou ao Congresso nessa segunda-feira projeto de lei para modernização do mercado de câmbio que abre caminho para que pessoas físicas e empresas sejam titulares de contas em moeda estrangeira no Brasil Atualmente, a possibilidade só existe para segmentos específicos, tais como agentes autorizados a operar em câmbio, emissores de cartões de crédito de uso internacional, sociedades seguradoras e prestadores de serviços turísticos. Entre outros aperfeiçoamentos, o novo PL vai permitir eliminar o excesso de burocracia hoje em vigor no processo de contratação de câmbio para importação e exportação. Segundo o BC, presidido por Roberto Campos Neto (foto), o projeto consolida em lei única mais de 40 dispositivos legais, editados desde 1920, “que apresentam comandos dispersos e eventualmente obsoletos, que aumentam a insegurança jurídica do público e não contemplam as mudanças tecnológicas em curso e as necessidades atuais da economia brasileira”.

 

*Como não conseguiram zerar na semana passada a pauta de votações importantes. senadores e deputados em sessão conjunta nesta terça-feira deverão votar o veto presidencial ao projeto que altera regras para partidos políticos e para eleições, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020 e créditos suplementares ao Orçamento 2019.

 

*Em audiência pública nessa segunda-feira na Comissão de Meio Ambiente (CMA), representantes do governo e da indústria automobilística defenderam o estabelecimento de um marco legal da eletromobilidade no Brasil – a transição gradual para veículos elétricos ou híbridos.

 

*Nesta segunda-feira, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene para prestar homenagem aos 103 anos de nascimento do deputado Ulysses Guimarães,nascido em 6 de outubro de 1916, em Rio Claro (SP). Ulysses, que teve papel fundamental na campanha nacional pelas eleições diretas entre 1983 e 1984 e foi presidente da Câmara dos Deputados e da Assembleia Nacional Constituinte , que promulgou a nova Carta Magna, conhecida como a Constituição Cidadã, morreu em 12 de outubro de 1992, vítima de acidente aéreo quando o helicóptero em que viajava de Angra dos Reis (RJ) para São Paulo caiu em alto-mar. Seu corpo nunca foi encontrado.

 

*Na próxima quinta-feira (10) e na sexta (11), às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais recebe, pela primeira vez, o compositor, solista regente finalndês Olli Mustonen, que irá reger a Sinfonia no.5 em Mi bemol maior,op.82, de Sibellus e Triptico, obra de sua autoria. Também no repertório, o Concerto para piano no. 24 em dó menor, de Mozart, e a Abertura “A consagração da casa, de Beethoven”.

 

*Amanhã, às 19h30, em sua sede, a Academia Mineira de Letras promove a palestra “O processo criativo e o texto literário: modos de escrever”, com o escritor, tradutor e editor Lino de Albergaria e a escritora e psicanalista Ana Cecília Carvalho. Na ocasião, Albergaria lança o livro “O home delicado” e Ana Cecília “A Trilogia da Inquietude”.

 

*Não será surpresa se o Sambródromo virar um “laranjal” no carnaval de 2020. É que a Escola de Samba São Clemente, já escolheu seu samba-enredo cuja letra traz críticas às “laranjas” na política e também “ás “fake news”. Entre os compositores da escola está o humorista Marcelo Adnet.

 

*O mercado de TV por assinatura perdeu no mês de agosto 1,5 milhão de assinantes. Segundo a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, o país tinha 16,34 milhões de clientes em agosto. No acumulado deste ano, o número de assinantes de TV paga encolheu em 1,22 milhão, considerando que, em dezembro do ano passado, totalizava 17,57 milhões, conforme dados da agência reguladora. Em 2018, o número de contratos das operadoras caiu em 549.833.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *