Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Papa Francisco (foto) afirmou nessa segunda-feira que o capitalismo deveria se tornar mais “inclusivo”, com o objetivo de melhorar o “bem-estar” das pessoas. Em uma declaração no Conselho por um Capitalismo Inclusivo, o líder da Igreja Católica destacou o aumento dos níveis de pobreza ao redor do mundo e disse ser “urgentemente necessário” um sistema econômico que consiga responder os desafios “mais radicais” que a humanidade e o planeta estão enfrentando. “O capitalismo deve se tornar um instrumento mais inclusivo para o bem-estar humano. O aumento dos níveis de pobreza em escala global mostra que a desigualdade prevalece sobre a integração harmoniosa de pessoas e nações. [É necessário] Um sistema econômico justo e confiável, capaz de responder aos desafios mais radicais que a humanidade e o planeta enfrentam é urgentemente necessário”, disse Francisco. O Papa ainda destacou em sua fala que uma economia que não se baseia na ética leva a uma cultura “descartável”. (ANSA).

 

*Não haverá crime quando o comportamento não for suficiente para causar um dano, ou um perigo efetivo de dano, ao bem jurídico. O entendimento foi fixado, por maioria, em julgamento virtual pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. No caso, uma mulher foi condenada à pena de 6 anos, 9 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, pela posse de 1 grama de maconha, sem indícios de que a mulher teria anteriormente comercializado maior quantidade de droga. Prevaleceu entendimento do relator, ministro Gilmar Mendes. Para ele, a jurisprudência deve avançar no sentido de criar critérios dogmáticos objetivos para separar o traficante de grande porte do traficante de pequenas quantidades, que vende drogas apenas para retroalimentar o seu vício.

 

*Governadores e prefeitos de todo o país estão de olho na sessão desta terça-feira (12) do Senado, quando deverá ser concluída a votação dos destaques da PEC Paralela da reforma da Previdência, que inclui estados e municípios na Nova Previdência. No mesmo dia o texto seguirá para o plenário onde será votado em segundo turno. No Congresso, será realizada às, 10h, sessão solene para promulgar a reforma da Previdência.

 

*A Seara Alimentos, empresa do grupo JBS, dos irmãos Batista, concluiu a sua primeira negociação para a venda de miúdos suínos para a China depois de o país asiático ter habilitado 7 unidades brasileiras de Santa Catarina para exportar para aquele país. A Seara fechou acordo para envio de 400 toneladas para à China. Das unidades habilitadas para exportar para a China, além das duas plantas da Seara, duas são da Aurora, duas da Pamplona Alimentos e uma da BRF.

 

*Em evento nesta terça-feira, no Conservatório UFMG, será lançado o “Dicionário da República: 51 textos críticos” (Companhia das Letras), organizado pela historiadora e cientista política Heloisa Starling, professora da UFMG, e por Lilia Schwarcz, antropóloga e historiadora vinculada à Universidade de São Paulo. O lançamento será, às 19h30, seguido de debate com Heloisa Starling, Pauline Braga, Newton Bignotto e Junia Furtado, todos professores da UFMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *