Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O governador do Rio, Wilson Witzel (foto), criticou o presidente Jair Bolsonaro e os rumos do governo federal em diferentes áreas, incluindo o neoliberalismo representado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Sobre a retórica de Bolsonaro, Witzel disse que ela se compara a discursos de líderes autoritários. “Típico Fujimori, Erdogan, o outro maluco lá da Venezuela…(Hugo) Chávez.” O governador citou o livro “Como as Democracias Morrem” para embasar sua crítica. “É um vocabulário (o de Bolsonaro) de quem não respeita a diversidade de opiniões.” Durante um café da manhã com a imprensa para apresentar um balanço do primeiro ano de gestão à frente do Palácio Guanabara, Witzel destacou a importância de se pensar no social – e, tendo isso como gancho, criticou as propostas de Paulo Guedes, entre elas o pacto federativo, que estariam levando o País a uma “direção equivocada”. Ao analisar a conjuntura da América do Sul, principalmente a convulsão social chilena, disse ainda que a política econômica de Guedes não pode pensar apenas na contenção de despesas, deixando de lado políticas de bem-estar.

 

*Chamado de “energúmeno” pelo presidente Jair Bolsonaro, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, falecido em 1997 e reconhecido como patrono da educação brasileira, será homenageado pelo Senado Federal. A homenagem de autoria do líder do PDT, senador Weverton Rocha (PDT-MA), foi aprovada em sessão especial nesta terça-feira, poucas horas depois da ofensa que lhe foi dirigida pelo presidente.

 

*A Whisky Auctioneer, uma das casas de leilões on-line mais famosas do mundo, vai leiloar a chamada “Coleção Perfeita”. São 3,9 mil garrafas raras que podem alcançar a incrível marca de US$ 10,5 milhões. Entre as marcas a serem colocadas à venda, está um Macallen 1926, cuja garrafa bateu o recorde de vendas do ano passado: 1,7 milhão de euros. O primeiro leilão vai acontecer de 7 a 17 de fevereiro de 2020. . A coleção pertencia a Richard Gooding, um colecionador do Colorado, nos Estados Unidos, já falecido.

 

*A Prodigo Films será a produtora responsável por transformar em série o livro “Prisioneiras”, escrito pelo médico Drauzio Varella. A empresa anunciou que a produção da série terá início em 2020. Lançado em 2017, o livro conta a experiência de onze anos do médico no atendimento voluntário de mulheres em uma penitenciária feminina de São Paulo. A produção leva a assinatura de Beto Gauss e Francesco Civita, sócios da Prodigo.

 

*Se tudo der certo e algumas previsões se cofirmarem, o ano de 2020 promete pelo menos para quem trabalha e sonha com uma folga, O ano terá o dobro de feriados prolongados se comparado a 2019. Serão nove, contando apenas as datas comemorativas nacionais.

 

*Programa que merece ser agendado para este final de semana: os concertos que encerram a temporada sinfônica da Fundação Clóvis Salgado com a participação da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, tendo como convidados a Happy Feet Jazz Band e o grupo de dança BeHoppers. Serão duas noites, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes: no sábado (21), às 20h, e no domingo (22), às 19h, com regência de Lara Tanaka e Sílvio Viegas e arranjos do pianista Fred Natalino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *